40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

EFEITO DO RUÍDO NA FREQUENCY-FOLLOWING RESPONSE (FFR) COM ESTÍMULO DE FALA EM JOVENS ADULTOS NORMO-OUVINTES
Venâncio, L. G. A. ; Muniz, L. F. ; Silva, J. D. Da. ; Leal, M. De C. ; Neto, S. Da. S. ;

Introdução: A compreensão de estímulos complexos, como a fala, em ambientes ruidosos, demanda a integridade neurobiológica do sistema auditivo central. Alterações no processamento auditivo temporal têm sido associadas a dificuldades na percepção de fala em tais contextos. O fenômeno de forward masking, caracterizado pelo mascaramento residual que persiste após a cessação do ruído, ilustra essa dificuldade. Esse efeito está relacionado ao tempo de recuperação das fibras nervosas e pode ser objetivamente avaliado por meio da Frequency-Following Response (FFR). Contudo, dados normativos em indivíduos normo-ouvintes ainda são escassos.
Objetivo: Investigar o efeito do ruído nas latências, amplitudes das ondas V, A, C, D, E, F e O, slope e área do complexo VA da FFR, com estímulo de fala, em adultos com normo-ouvintes.
Método: Este estudo transversal incluiu 20 adultos normo-ouvintes (média de idade: 31,70 anos; desvio padrão: 12,39 anos; ambos os sexos). As respostas de FFR foram obtidas com o estímulo /da/ em duas condições: sem ruído e com ruído apresentado 4 ms antes da sílaba. Os estímulos foram aplicados de modo monaural no ouvido direito, utilizando fones de inserção ER-3A e o equipamento Intelligent Hearing System. A montagem vertical dos eletrodos foi composta por M1 e M2 (-), Fz (+) e Fpz (terra). Para análise estatística, aplicou-se o teste de Wilcoxon pareado, verificando a normalidade dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk e adotando nível de significância de 5%.
Resultados: Observou-se diferença significante nas latências das ondas V, A, D, E e F, bem como nas amplitudes dessas ondas e da onda C, além do slope e da área do complexo VA. Não foram identificadas diferenças estatisticamente significantes nas latências das ondas C e O, nem na amplitude da onda O. O ruído promoveu um padrão consistente de aumento das latências e redução das amplitudes, slope e área, evidenciando maior suscetibilidade de algumas respostas da FFR à degradação pelo ruído, especialmente devido às características transitórias do estímulo.
Conclusão: Os resultados demonstram que o ruído desencadeia o fenômeno de forward masking nas respostas da FFR, comprometendo a codificação neural de estímulos de fala, mesmo em jovens adultos normo-ouvintes. Esses achados reforçam o ruído como deletério para a percepção de fala, sendo a FFR uma ferramenta útil para avaliar os impactos deste no processamento auditivo de forma a contribuir e ampliar o conhecimento sobre a neurofisiologia da percepção de fala em condições desafiadoras.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1424
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1424


EXPOSITORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ANFITRIÃO

APOIO


Recife Expo Center
Rua Cais Santa Rita, 156
São José - Recife - PE
Cep: 50020-665
Desenvolvido por Dinamk Tech