O IMPACTO DA PREMATURIDADE NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Rodrigues, G.S. ;
Gillung, C.S. ;
Andrade, A. N. de ;
Introdução: O Processamento Auditivo Central (PAC) refere-se à eficiência e efetividade com que o sistema auditivo central utiliza as informações recebidas, transformando informações acústicas captadas pela orelha em percepções auditivas significativas, podendo exercer influência sobre as funções cognitivas, de linguagem e/ou aprendizado. Vários fatores podem impactar negativamente o PAC, dentre eles a prematuridade, que está associada a uma série de desafios no desenvolvimento neuropsicomotor, incluindo a maturação dessas estruturas. Objetivo: Realizar uma pesquisa sobre o impacto da prematuridade no Processamento Auditivo Central. Metodologia: Esta revisão de escopo foi conduzida de acordo com as diretrizes do PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews) e do protocolo de revisão de escopo do JBI (Joanna Briggs Institute). Foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados:Google Acadêmico, LILACS, MEDLINE e BVS, no período de 2005 a Dezembro de 2024 sem restrição de idioma, utilizando os seguintes termos em português e inglês, respectivamente: habilidades auditivas e prematuridade, processamento auditivo central e prematuridade, transtorno da audição e crianças nascidas pré-termo, "central auditory processing" OR "prematurity", central auditory processing and prematurity, auditory processing impact of prematurity. Foram elencados os seguintes critérios de inclusão: estudos retrospectivos, longitudinais e transversais realizados em indivíduos nascidos prematuros avaliados em ambientes clínicos, educacionais e de desenvolvimento infantil. Foram excluídos os artigos que não correlacionaram a prematuridade com o Processamento Auditivo Central, bem como revisões sistemáticas, publicações duplicadas e estudos de baixa relevância ao tema. A triagem e seleção dos estudos foi realizada por dois revisores independentes, utilizando a plataforma Rayyan, e foi dividida em três etapas: triagem inicial (seleção por Títulos e Resumos), Triagem detalhada (Leitura dos textos completos para verificar a elegibilidade) e Referência cruzada (Estudos recuperados por meio das referências dos artigos selecionados). Resultados: Foram obtidos 61 artigos (50 artigos pelo Google Acadêmico, 7 artigos BVS, 3 LILACS e 1 MEDLINE). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram escolhidos 25 artigos para a leitura na íntegra, restando 6 artigos para compor o protocolo de análise do estudo, sendo incluído posteriormente 2 artigos buscados por referências cruzadas, totalizando 8 artigos para análise final. Os estudos utilizaram testes auditivos comportamentais, fisiológicos e/ou eletrofisiológicos para a avaliação das crianças nascidas prematuras em diferentes estágios da vida (24 horas após o nascimento, na primeira infância e em adolescentes). Três estudos incluíram no protocolo de pesquisa a avaliação de linguagem, além da avaliação audiológica, mostrando a importância de realizar uma avaliação mais abrangente nessa população. Conclusões: Os estudos analisados indicam que a prematuridade afeta significativamente o desenvolvimento do Processamento Auditivo Central, com maior prejuízo nas habilidades auditivas de resolução temporal, localização sonora e reconhecimento de sons verbais. Alterações nessas habilidades podem comprometer o desenvolvimento da linguagem e dificultar o aprendizado biopsicossocial, impactando negativamente na qualidade de vida das crianças e dos seus familiares.
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