40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PERDA AUDITIVA EM ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE
Torres, L. R. L. ; Silva, J. N ; Cruz, J. G. O ; Andrade. A. M. ;

Introdução: A perda auditiva é uma das deficiências mais incapacitantes para o convívio social, comunicação interpessoal, a linguagem e atividades diárias de aprendizagem, resultando em consequências psicológicas e de desenvolvimento para crianças. A OMS em 2023, estimou que 34 milhões de crianças apresentem surdez ou perda auditiva, sendo que 60% dessas alterações, são de causas evitáveis. Identificar precocemente possíveis danos auditivos em crianças, através de um diagnóstico auditivo completo, permite intervenções cruciais durante o período fundamental de estímulo da linguagem e da audição. Objetivo: Estimar a prevalência da perda auditiva nas crianças em idade escolar de 4 a 12 anos. Metodologia: A busca por registros ocorreu até setembro de 2024, considerando as fontes MEDLINE via Pubmed, Scielo e Lilacs via Biblioteca Virtual de Saúde, Scopus, Web of Science e Pró-quest. Os descritores foram selecionados no vocabulário controlado Medical Subject Headings e conjugados com os operadores booleanos OR e AND. A seleção dos estudos foi realizada em duas etapas, triagem de títulos e resumos e texto completo, por dois pesquisadores de forma independente, conforme os seguintes critérios de elegibilidade: crianças de 4 a 12 anos; avaliação da audição realizada pelo exame de audiometria tonal. Os desacordos foram resolvidos por um terceiro avaliador. A qualidade metodológica dos estudos foi realizada por meio da ferramenta de estudo transversal do Instituto Joanna Briggs. Metanálise de prevalência foi conduzida para estimar a medida sumária e intervalo de confiança de 95%, por meio do modelo de efeitos randômicos e técnica de Freeman-Tukey. Ademais, mensurou-se a heterogeneidade estatística por meio do teste I-quadrado através do programa Stata-18. Resultados: 9.681 registros foram identificados, sendo 2.822 duplicados, após leitura de títulos e resumos, obteve-se um número de 75 estudos para a etapa de leitura completa e 7 registros foram selecionados para inclusão. Em relação ao tipo de estudo, todos foram transversais, e diagnosticaram a perda auditiva através de avaliações que obrigatoriamente contemplavam o exame de audiometria tonal, que é considerado padrão ouro, a faixa-etária predominante entre os participantes dos estudos foi de 4 a 12 anos, e as escolas das crianças avaliadas variaram entre públicas e privadas, nenhum dos estudos informou se obteve fonte de financiamento. A prevalência sumária de perda auditiva em crianças na idade escolar foi 13% (IC95%: 7%;21%), com I-quadrado expressando a heterogeneidade estatística de 99,5%. Conclusão: A perda auditiva em escolares, não é um evento raro, dado a sua prevalência maior que 10%, considera-se importante identificar essas alterações para proporcionar o tratamento e as intervenções adequadas e precoces, bem como propor políticas públicas que visem o desenvolvimento adequado de linguagem e aprendizagem.


Palavras-Chave: Perda Auditiva; Crianças; Prevalência.

DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1435
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1435


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