40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

INTERVENÇÃO COM FEEDBACK EM TEMPO REAL À FAMÍLIA DE UMA CRIANÇA USUÁRIA DE IMPLANTE COCLEAR: ESTUDO DE CASO
Barreto, J. S. ; Brazorotto, J. S. ;

Introdução: um ambiente familiar rico em interações sintonizadas desempenha um papel importante para o desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva. Assim, estudos sobre diferentes modelos de intervenções parentais são fundamentais. Entre os modelos de feedback aos cuidadores, a Parent Child Interaction Therapy (PCIT) pode aprimorar as habilidades parentais através de um sistema de feedback em tempo real e promover interações de qualidade entre pais e filhos. Objetivos: verificar se há mudanças na competência comunicativa de uma cuidadora na interação com sua criança usuária de implante coclear após um modelo terapêutico baseado na PCIT e sua satisfação com a intervenção. Metodologia: Estudo piloto de intervenção, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 3.440.683) realizado com uma família atendida em um centro de saúde auditiva do Sistema Único de Saúde (SUS), composta por uma mãe ouvinte de 31 anos, ensino superior incompleto, e sua filha de 7 anos e 9 meses com perda sensorioneural de grau profundo, usuária de implante coclear bilateral há 49 meses, com categorias de audição 5 e de linguagem 4. Realizou-se 10 sessões de intervenção via Feedback em Tempo Real, uma por semana, com o equipamento de microfone remoto da marca Phonak® para fornecer as orientações simultâneas por meio de um receptor retroauricular que ficava no ouvido da mãe durante a interação com a filha, conectado a um microfone transmissor que ficava com a pesquisadora fora da sala, que observava a interação por espelho unidirecional com sistema de escuta e fornecia dicas para o aprimoramento da interação. Cada sessão teve a duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para o momento de interação, que ocorreu em sala climatizada com uma caixa pré-selecionada contendo jogos, brinquedos e livros baseados na faixa etária e interesses da criança. Todas as sessões foram registradas com câmera digital posicionada em local fixo, em tripé, e as amostras de interação pré e pós intervenção da família foram avaliadas pelas pesquisadoras e por dois juízes cegos com experiência na área de reabilitação auditiva, através do Protocolo de Análise da Interação Família-Criança. Ao concluir as sessões, a responsável respondeu a um questionário de satisfação com a intervenção. Os dados foram tabulados no Excel® para análise quanti-qualitativa e a estatística, feita de acordo com o método JT. Resultados: constatou-se mudança clínica confiável na competência comunicativa da mãe pós-intervenção. As melhoras observadas no comportamento da cuidadora incluíram o uso de frases maiores, a brincadeira mais estruturada, o aumento do tempo para os turnos da criança, diminuição da intrusividade, mais elogios e momentos de afeto durante a interação e uso de técnicas que enfatizam a audição. Enquanto a criança demonstrou-se mais confortável, engajada e comunicativa durante a brincadeira. A família participante demonstrou satisfação com a intervenção. Conclusão: houve mudanças nas habilidades parentais e na competência comunicativa da cuidadora após o modelo inspirado na PCIT, que apresentou linguagem mais natural e apropriada durante a comunicação com a filha usuária de implante coclear, o que contribuiu para uma interação mais sintonizada, e em sua satisfação com a intervenção.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1437
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1437


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