ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA E FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO VESTIBULAR
Iaruchewski, N.F.S. ;
Husch, H.H. ;
Soldera, C.L.C. ;
Introdução: A Reabilitação Vestibular (RV) é uma abordagem multidisciplinar eficaz para tratar disfunções do sistema vestibular, como tontura, vertigens e desequilíbrio, auxiliando na restauração da qualidade de vida. Os profissionais mais especificamente habilitados para trabalhar com a Reabilitação Vestibular são os fisioterapeutas e os fonoaudiólogos, pois possuem o conhecimento e a expertise necessários para avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sistema vestibular por meio de técnicas e exercícios específicos. Compreender como esses profissionais abordam esse tratamento é fundamental para otimizar a eficácia das intervenções e promover uma reabilitação mais eficiente. A presente pesquisa pode contribuir para o aprimoramento das práticas clínicas e para a formação profissional nessas áreas. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar a atuação de fonoaudiólogos e fisioterapeutas na reabilitação vestibular. Métodos: Trata-se de um estudo transversal observacional realizado entre março e agosto de 2024. O projeto deste estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e aprovado sob parecer n° 6.709.302. Com relação à amostra, os critérios de inclusão utilizados para o grupo de estudo foram: profissionais com registro profissional nos respectivos Conselhos de classe (CREFONO e CREFITO) ativos, que atuassem na área de reabilitação vestibular há um (1) ano ou mais, de ambos os sexos, residentes do Brasil. A divulgação do estudo e captação dos participantes foi realizada de forma online, por meio de folder eletrônico, distribuído via internet (publicação em redes sociais). Aqueles que tiveram interesse, participaram da pesquisa realizada via questionário eletrônico (Google Formulários), respondida por meio de computador, celular ou tablet com acesso à internet. O questionário, elaborado pelos pesquisadores, continha questões acerca de dados pessoais, formação acadêmica, tempo de atuação na área, disciplinas específicas acerca da temática cursadas na graduação, cursos e especializações realizados, procedimentos de avaliação pré e pós-intervenção, protocolos utilizados, quais especialidades médicas encaminhavam os pacientes, duração e local de tratamento, número de pacientes atendidos mensalmente, utilização de recursos tecnológicos associados e forma de orientação ao paciente e familiares. Resultados: A amostra foi composta por 46 profissionais, sendo 23 fisioterapeutas e 23 fonoaudiólogos e apresentou predominância de mulheres (82,3%) e a média de idade dos participantes foi de 38,6 anos. Houve associação significativa no tempo de atuação entre os fonoaudiólogos e mais de dez anos e fisioterapeutas até cinco anos (p=0,032). Acerca da presença da temática da RV em disciplinas, houve associação significativa entre a fonoaudiologia e a presença (p=0,001). Houve associação de fonoaudiólogos e encaminhamentos médicos e fisioterapeutas com busca espontânea (p=0,001). Em relação a quantidade de sessões houve associação entre fonoaudiólogos em 4 a doze sessões (p<0,001), e fisioterapeutas maior que doze (p=0,047). Conclusão: O tempo de atuação e a formação dos fonoaudiólogos na reabilitação vestibular é mais frequente em comparação aos fisioterapeutas, Os fonoaudiólogos recebem mais encaminhamentos médicos, os fisioterapeutas recebem mais busca espontânea. Os fonoaudiólogos estão associados ao tempo de quatro a doze sessões, enquanto os fisioterapeutas estão associados ao tempo maior do que doze sessões.
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