PERCEPÇÃO FONOLÓGICA E INFLUÊNCIA DO RUÍDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE NOVAS PALAVRAS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Pimentel, C. B. ;
Chiossi, J. ;
Reis, A. C. M. B. ;
Introdução: A presença da deficiência auditiva pré-lingual em crianças pode trazer consequências na aquisição e desenvolvimento da linguagem. A aquisição de novas palavras pode ser influenciada por diversos fatores e contextos em que a criança está inserida desde o seu nascimento. No caso de indivíduos com deficiência auditiva pré lingual sabe-se que caminhos alternativos podem estar dificultados para a compreensão ou aquisição de novo vocabulário, como utilizar o fechamento auditivo ou mesmo o contexto para criar conexões com o vocabulário pré-existente, tornando-se um desafio adquirir novas informações. Este processo pode ainda ser mais desafiador devido à presença de ruídos competitivos no ambiente, reduzindo o efeito benéfico do contexto e o acesso a pistas auditivas da nova palavra. Objetivo: investigar o papel da percepção fonológica no processo de aprendizagem de novas palavras em crianças com deficiência auditiva em idade escolar e a influência do ruído competitivo neste processo. Metodologia: Estudo aprovado pelo comitê de ética, no CAAE 60191422.8.0000.5440. Consiste em um estudo observacional de delineamento analítico, prospectivo, transversal, com amostra de conveniência. Participaram da pesquisa 12 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 15 anos. Foram realizados teste de detecção, discriminação e reconhecimento auditivo de palavras e testes de aprendizagem de novas palavras (pseudopalavras), sendo que nas duas últimas avaliações também foi realizada a medida esforço auditivo, com e sem a presença de ruído competitivo. Nestas, foram elaboradas listas de frases contendo ou não pseudopalavras, onde o participante deveria identificar a presença ou não das mesmas. E na segunda, cada pseudopalavra tem sua correspondência em figura, sendo a figura não representativa de uma existente. Todas as figuras são do Adobe Stock, licenciadas Chiossi, Licença Padrão gratuita e disponibilizadas pela colaboradora para esta pesquisa. O registro de acerto ou erro de associação à figura correspondente foi por meio de um programa computadorizado, concomitante à realização da prova. Resultados: Os achados das avaliações subjetiva, por meio percepção da própria criança e uso da escala visual analógica, e objetiva, com o uso do exame de pupilometria (Pupil Core® (Pupil Labs GmbH, Germany), o qual realiza medições das alterações de diâmetro da pupila durante a realização de uma tarefa, demonstraram um aumento do esforço auditivo concomitante ao aumento da dificuldade da prova, concordando também com os valores de dificuldade fornecidos pelos participantes, inclusive relacionado à percepção fonológica. Não foi observada relação entre o tempo de uso do implante com o desempenho nas provas, porém o fator atenção auditiva foi um parâmetro influenciador importante durante a realização dos testes. Conclusão: A presença do ruído competitivo bem como as características fonológicas das palavras são fatores que estão relacionados ao aumento da dificuldade da tarefa e da aprendizagem, interferindo no desempenho dos participantes. Exames que mensuram a quantidade de recursos cognitivos necessários para a realização da tarefa podem contribuir para a compreensão e ajustes do processo de reabilitação de crianças com distúrbios de audição.
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