CAPACITAÇÃO PARENTAL VIA INTERVENÇÃO COM FEEDBACK EM TEMPO REAL PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Barreto, J. S. ;
Brazorotto, J. S. ;
Introdução: intervenções parentais em programas de reabilitação auditiva podem contribuir para o aperfeiçoamento das habilidades de estimulação dos pais e promover efeitos positivos nas interações entre famílias e crianças com deficiência auditiva. Nesse sentido, a Intervenção com Feedback em Tempo Real (IFTR) inspirada na Parent Child Interaction Therapy (PCIT) é um modelo promissor para a capacitação parental nessa população e destaca-se por treinar o cuidador durante um momento de interação com o filho, através de um sistema de comunicação. Objetivos: analisar a usabilidade de um equipamento de baixo custo para aplicação da IFTR, a efetividade desse modelo de intervenção na interação entre pais e suas crianças com deficiência auditiva e a satisfação das famílias. Metodologia: estudo de método misto com etapa metodológica e de intervenção, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 6.757.095) no qual participaram 5 famílias usuárias de um serviço público de saúde auditiva. Foram realizadas 5 sessões da IFTR com 15 minutos para o feedback em tempo real e utilizou-se dois tipos de equipamentos distribuídos por sorteio para as sessões: um Sistema de Microfone Remoto (E1) e uma solução de baixo custo com um fone de ouvido bluetooth e o aplicativo gratuito Bluetooth Loudspeaker no celular (E2) para a comunicação simultânea entre a pesquisadora, que ficava fora da sala observando a interação por um espelho unidirecional, usando um sistema de escuta e um check-list de estratégias para estimulação de linguagem, e, o familiar que ficava dentro da sala com o dispositivo posicionado no ouvido e uma caixa de materiais selecionados para a interação com a criança. Os 5 minutos finais eram destinados para uma breve reflexão com o cuidador sobre os pontos positivos da interação. A cada sessão as famílias avaliaram o equipamento utilizado por meio da System Usability Scale (SUS) e responderam a um questionário de satisfação ao final da intervenção. Foram coletados vídeos pré e pós intervenção, contendo em média 12 minutos de interação, avaliados pela pesquisadora principal e por 2 juízes cegos calibrados com o protocolo de Análise da Interação Família-Criança. Os dados foram analisados de maneira descritiva, indutiva e qualitativa. Resultados: ambos os equipamentos tiveram avaliações positivas classificando-se entre bom, excelente e melhor imaginável quanto à sua usabilidade, obtendo-se o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) de 0,749 (p = 0,028) para E1 e 0,817 (p = 0,009) para E2, indicando confiabilidade intra e interexaminadores. Além disso, com o Método JT constatou-se mudança confiável e significância clínica na competência comunicativa de 4 famílias que demonstravam pouca ou nenhuma competência e apenas em 1 família, que já apresentava uma boa competência, manteve o desempenho no pós-intervenção com melhorias qualitativas no comportamento do cuidador. Todas as famílias reconheceram benefícios e demonstraram-se satisfeitas com a IFTR. Conclusão: Houve mudanças positivas na interação entre as famílias e suas crianças com deficiência auditiva que participaram da intervenção e o equipamento de baixo custo apresentou usabilidade para aplicação da IFTR, sendo uma alternativa acessível para a adoção desse modelo terapêutico em serviços de reabilitação auditiva.
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