40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

SEGUIMENTO EM AUDIÇÃO E LINGUAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA (SALPI): RESULTADOS DE DOIS ANOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO.
Almeida, M. F. ; Almeida, M.G. ; Miilher, L.P. ; Rosário, H.C. ;

Introdução: A audição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento global da criança, especialmente em relação à aquisição da linguagem oral, pois a exposição às experiências auditivas nos primeiros anos de vida permite a organização cortical necessária para garantir o desenvolvimento normal da audição e da linguagem. O seguimento de audição e linguagem nos primeiros anos de vida é de suma importância para prevenção e identificação de alterações, tardias ou progressivas, no desenvolvimento comunicativo, influenciando também no desempenho escolar. Nesse contexto, foi criado o projeto de extensão denominado Seguimento em audição e linguagem na primeira infância (SALPI) com o objetivo de realizar seguimento no desenvolvimento comunicativo, por meio de diagnóstico audiológico e triagem de linguagem, em crianças de até cinco anos de idade cujos responsáveis tivessem queixas auditivas e /ou de linguagem. Objetivo: O objetivo do presente estudo é descrever os resultados obtidos na avaliação auditiva e na triagem de linguagem e a interação entre as alterações de linguagem e de audição. Metodologia: O estudo foi aprovado no comitê de ética em pesquisa com o parecer 7.154.893. As consultas ocorreram em uma instituição federal de ensino e foram realizadas a anamnese, a aplicação da versão traduzida do protocolo proposto pela Speech-Language-Hearing Association (ASHA) “How does your children hear and talk” (teste 1) e a avaliação audiológica (teste 2) por meio de mais de um dos procedimentos (considerando o princípio do crosscheck): imitanciometria, audiometria infantil condicionada ou avaliação auditiva instrumental ou audiometria tonal e vocal, Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico PEATE com estímulo clique e/ou toneburst. Os resultados foram armazenados em banco de dados próprio e os resultados dos testes 1 e 2 foram descritos e analisados quantitativamente, realizando também a correlação entres os resultados dos testes 1 e 2. Os resultados do teste 1 foram categorizados como "Passa" ou "Falha" e os do teste 2 como " normal" ou "alterado". RESULTADOS: Durante dois anos, foram atendidas 26 crianças, sendo que apenas 20 crianças completaram o processo de avaliação audiológica. A média de idade das crianças atendidas foi de 2 anos, 9 meses e 18 dias. Das 20 crianças, 14 (70%) falharam na triagem de linguagem e 13 ( 65%) obtiveram resultados normais na avaliação audiológica. A correlação entre os testes mostrou que 5 (25%) crianças tiveram resultados satisfatórios nos dois testes, 9 crianças (45%) tiveram resultados satisfatórios em somente um dos testes e 6 (30%) resultados insatisfatórios nos dois testes. Das 7 crianças que obtiveram o teste 2 alterado, 6 (85,7%) também falharam no teste 1. CONCLUSÃO: Observou-se que 85,7% das crianças com alteração auditiva também falhou na triagem de linguagem, inferindo a existência de uma relação entre as perdas auditivas infantis e o atraso de linguagem na primeira infância. Entretanto, observou-se também uma grande quantidade de falhas na triagem de linguagem na presença de audição normal, indicando que o fator auditivo é apenas um dos pontos para o desenvolvimento de linguagem. Contudo, a amostra da pesquisa é pequena, sugere-se mais estudos sobre o assunto.



DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1449
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1449


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