RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS DE UMA ACADÊMICA DE FONOAUDIOLOGIA EM UMA CASA DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Germano, V. C. ;
Pagnossin, D. F. ;
Souza, G. N. ;
Introdução: O câncer infantojuvenil compreende um conjunto de doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células anormais, podendo ocorrer em qualquer parte do organismo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% dos casos podem ser curados quando diagnosticados precocemente e tratados em centros de referência. Nesse cenário, uma Instituição localizada no estado de Santa Catarina desempenha papel essencial ao oferecer suporte integral e gratuito a crianças e adolescentes em tratamento oncológico, bem como às suas famílias, que enfrentam um momento particularmente desafiador. A instituição conta com equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, além de assistente social, professores, auxiliares de limpeza, cozinheiros, recepcionistas e voluntários.
Objetivo: Relatar a vivência de uma acadêmica de fonoaudiologia durante estágio voluntário em uma instituição voltada ao atendimento às crianças e adolescentes em tratamento oncológico.
Metodologia: Trata-se de relato de experiência baseado na vivência de uma acadêmica de fonoaudiologia que participou como voluntária entre os meses de agosto e dezembro de 2024.
Resultados: Os atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar permitiram vivenciar as demandas e abordagens específicas de cada área, com destaque para a fonoaudiologia. Os atendimentos evidenciaram desafios como disfagia, transtornos fonológicos e dificuldades de escrita, além da presença de sondas e o uso de medicações ototóxicas, que pode afetar a audição, resultando em privação sensorial auditiva que, mesmo em casos de alterações leves, podem comprometer o desenvolvimento global da criança. A atuação do fonoaudiólogo mostrou-se essencial para garantir a deglutição segura, melhorar as habilidades comunicativas e apoiar as famílias. O estágio proporcionou compreensão mais profunda sobre a realidade dos atendimentos fonoaudiológicos na área da oncologia, evidenciando desafios e necessidades específicas dessa população. A experiência destacou a importância do trabalho multidisciplinar, reforçando o valor do trabalho em equipe na promoção da saúde e do bem-estar. A vivência reforçou a relevância do cuidado integral e humanizado, promovendo bem-estar físico, emocional e social dos pacientes. A participação da estagiária despertou um olhar mais cuidadoso quanto às questões auditivas, de modo que neste ano de 2025 serão implantados novos projetos a fim de avaliar e monitorar a audição das crianças e adolescentes atendidos na instituição, realizando os encaminhamentos necessários em casos de detecção de qualquer alteração auditiva. O projeto também buscará envolver as famílias no processo, fornecendo orientações e suporte sobre a importância da saúde auditiva.
Conclusão: Essa vivência reafirmou o papel essencial do profissional de fonoaudiologia no cuidado integral ao paciente oncológico, especialmente no contexto infantojuvenil, além de evidenciar a importância da equipe multidisciplinar dedicada ao bem-estar e à recuperação completa do paciente. Além disso, a experiência ressaltou a relevância de enxergar o paciente em sua totalidade, não apenas atendendo às demandas clínicas, mas também oferecendo acolhimento e apoio emocional, fortalecendo a confiança e a esperança ao longo do processo terapêutico. O projeto citado anteriormente será fundamental para assegurar que alterações auditivas, muitas vezes decorrentes dos tratamentos oncológicos, sejam identificadas precocemente, possibilitando intervenções rápidas e eficazes.
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