40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

IMPACTOS DO IMPLANTE COCLEAR NAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Albuquerque, G. M. P. A. ; Santos, J.C.C ; Gonçalves, J. C. ; Pessoa, L.S. ; Nascimento, L. S. T. ; Andrade, W.T.L. ;

Introdução: O implante coclear (IC) é um importante instrumento para indivíduos que possuem perda auditiva e não se beneficiam com o uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Sem ele, essa população, especialmente a infantil, pode apresentar grandes dificuldades na produção e percepção dos sons da fala e no desenvolvimento da linguagem oral, trazendo impactos importantes para a sua comunicação e interação social. Objetivo: Discutir o efeito do uso do IC nas habilidades linguísticas na infância. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida na base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), utilizando os seguintes descritores disponíveis no DeCS: “Implante Coclear”, “Criança” e “Linguagem” e com a utilização do operador booleano AND: “implante coclear” AND “criança” AND “linguagem”. Após a busca dos artigos, foram aplicados os seguintes critérios de inclusão: textos completos, publicados entre 2019-2024, nos idiomas português e inglês. Além disso, foram excluídos estudos de revisão de literatura, estudos não disponíveis gratuitamente e que não fossem relacionados à temática. Inicialmente, foram achados 214 artigos, dos quais foram selecionados 86 estudos. Após a exclusão dos artigos duplicados e leitura dos resumos na íntegra, foram incluídos 41 estudos. Resultados: Estudos recentes afirmam que quanto mais cedo o cérebro receber sons com significado, maiores condições ele terá de produzir bons resultados, devido à plasticidade funcional do sistema nervoso central e da diminuição da privação sensorial. Com isso, nos artigos analisados, verificou-se unanimidade sobre a importância da reabilitação auditiva precoce (abaixo dos cinco anos de idade), com uso do IC para um adequado desenvolvimento da linguagem. Contudo, diversos fatores contextuais também influenciam os resultados do IC. A adesão do paciente e de sua família ao processo de reabilitação auditiva, assim como o suporte socioeconômico e a qualidade do ambiente em que está inserido, são elementos importantes para o desenvolvimento da linguagem. Desse modo, mesmo com implantações precoces, crianças de famílias com menor participação no processo, ou as que possuem dificuldades financeiras, podem apresentar resultados menos favoráveis. Assim, é essencial garantir não apenas a disponibilização do dispositivo, mas também um suporte integrado que envolva reabilitação fonoaudiológica e intervenções educacionais, sociais e familiares. Além disso, evidências apontam um pior desempenho de funcionamento social em alunos com IC na escola, em comparação a colegas com audição normal. Tais dados comprovam que as habilidades linguísticas das crianças surdas, mesmo com uso do IC, sofrem prejuízos diretos em áreas distintas do desenvolvimento. Conclusão: O estudo ratifica a extrema importância do IC precoce na primeira infância para as crianças surdas que não se beneficiam do uso de AASI. Contudo, também evidencia que fatores contextuais, como adesão familiar, fatores socioeconômicos e acesso a reabilitação especializada, exercem influência significativa nos resultados. Ademais, apesar dos avanços observados, áreas como consciência fonológica e socialização escolar permanecem como desafios. Desse modo, torna-se imprescindível o aprofundamento dos estudos e estratégias para possibilitar às crianças com IC um desenvolvimento de linguagem oral e de aprendizagem o mais próximo possível às crianças com audição normal.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1451
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1451


EXPOSITORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ANFITRIÃO

APOIO


Recife Expo Center
Rua Cais Santa Rita, 156
São José - Recife - PE
Cep: 50020-665
Desenvolvido por Dinamk Tech