40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ATUAÇÃO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SOBRE AUDIOLOGIA CLÍNICA EM UMA AULA DE REVISÃO DE MASCARAMENTO NA DISCIPLINA DE AUDIOLOGIA I
Cezar, L. G. C. ; Silveira, I. F. ; Maraninchi, F. M. ; Silveira, A. A. N. S.51 ; Soldera, C. L. C. ; Machado, M. S. ; Boscolo, C. C. ;

Introdução: O mascaramento auditivo é uma técnica que participa dos procedimentos para a avaliação auditiva. Tendo em vista que os alunos da disciplina de Audiologia I apresentam dificuldades para o entendimento da técnica, o Programa de Iniciação à Docência de Audiologia Clínica propôs uma atividade para auxiliar os alunos com o conteúdo. Objetivos: Relatar as atividades realizadas por um Programa de Iniciação à Docência de Audiologia Clínica durante uma aula de revisão sobre mascaramento auditivo aos alunos da disciplina de Audiologia I. Metodologia: O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição sob número: 3.915.477. Foram organizadas atividades que abordaram a teoria de maneira dinâmica e inovadora. Dessa forma, foram criados casos clínicos para que os alunos pudessem utilizar o conhecimento de maneira prática. Os alunos tinham a informação da anamnese inicial e a partir dela completavam o restante do exame de acordo com os achados. Resultados: Foi criado um GoogleForms para que os participantes pudessem avaliar a atividade e a eficácia da mesma. O questionário foi composto por 5 perguntas e disponibilizado ao final da aula para que os alunos respondessem em sala de aula. Foram obtidas 12 respostas, onde na primeira pergunta que era sobre a relevância dos casos clínicos para o aprendizado 9 responderam que era muito relevante e 3 relevante. Na segunda pergunta, os participantes tinham que dar uma nota de 0 a 10 indicando a contribuição da resolução dos casos para a compreensão prática dos conceitos. 6 participantes deram a nota 10, 3 deram a nota 8, 2 deram a nota 9 e 1 deu a nota 7. A terceira pergunta era referente a fixação do conteúdo, 11 pessoas responderam que foi possível através da atividade e 1 respondeu mais ou menos. As demais perguntas foram referentes a sugestões de atividades futuras. Conclusão: A realização de atividades de revisão realizadas por um projeto de iniciação a docência se mostraram eficazes para a aprendizagem dos discentes de fonoaudiologia a respeito do mascaramento auditivo.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1458
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1458


EXPOSITORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ANFITRIÃO

APOIO


Recife Expo Center
Rua Cais Santa Rita, 156
São José - Recife - PE
Cep: 50020-665
Desenvolvido por Dinamk Tech