40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

O IMPACTO DO IMPLANTE COCLEAR NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
EUZEBIO, J.A ; MARTINEZ, M.A.N.S ;

Introdução: A surdocegueira é uma deficiência única que afeta os sentidos da visão e da audição concomitantemente. Os sentidos afetados podem apresentar comprometimentos tanto da visão quanto da audição em diferentes graus, sendo que esta combinação de déficits gera dificuldades significativas no âmbito da comunicação e da interação social de indivíduos surdocegos. Assim, a surdocegueira é classificada pelo grau de comprometimento, momento pré-linguístico e pós-linguístico e quanto a condição congênita e adquirida. Tendo em vista, o indivíduo surdocego são necessárias intervenções terapêuticas que melhorem a qualidade de vida e a comunicação com essa população. A literatura evidencia diversas intervenções por meio de formas de comunicação alternativa , de dispositivos de amplificação sonora individual e implante coclear , sendo a última o objetivo de estudo da atual pesquisa.
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática visando verificar o impacto do implante coclear na qualidade de vida de pessoas com surdocegueira.
Método: Foi realizada uma busca de artigos entre os anos de 2014 e 2024 nos idiomas inglês, português e espanhol através das bases de dados Pubmed, Scielo e BVS. Foram incluídos estudos que responderam à questão norteadora da pesquisa “Qual o impacto do implante coclear na qualidade de vida de pessoas com surdocegueira?” e segundo os níveis de evidência científica de acordo com os critérios propostos pela ASHA. Logo, da seleção de artigos foram realizadas leituras de títulos e resumos, ao fim a leitura na íntegra das referências.
Resultados: Inicialmente a estratégia de busca por meio dos descritores e filtros levantou o total de 335 artigos, dos quais 216 foram repetidos, o que resultou em um total de 119 artigos. Desses 119 artigos, foram encontrados 84 artigos do Pubmed, 36 da biblioteca virtual da saúde (BVS) e 2 da Scielo. Logo, foram excluídos 54 artigos pelo título, 38 por meio do resumo e 28 pela leitura na íntegra e nível de evidência. Assim, foram selecionados 10 estudos para a revisão sistemática , dos quais foram publicados entre 2018 e 2024 e responderam a pergunta norteadora da pesquisa.
Conclusão: A leitura dos artigos selecionados demonstrou que a intervenção através do implante coclear se mostrou benéfica em indivíduos com surdocegueira , através de pontuações de desempenho auditivo (CAP) e de inteligibilidade de fala (SIR) . Assim, notou-se melhor desempenho nas pontuações depois da intervenção com implante coclear. Entretanto, foram encontrados poucos artigos que comprovam a eficácia do implante coclear na qualidade de vida da população surdocega. Portanto, evidenciou a necessidade de mais pesquisas a fim de explorar a qualidade de vida de indivíduos surdocegos antes e após a cirurgia de implante coclear.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1462
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1462


EXPOSITORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ANFITRIÃO

APOIO


Recife Expo Center
Rua Cais Santa Rita, 156
São José - Recife - PE
Cep: 50020-665
Desenvolvido por Dinamk Tech