RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM EVENTO UNIVERSITÁRIO: EQUILÍBRIO CORPORAL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
PREUSSLER, A. L. P. ;
CEZAR, L. G. S. ;
MARANINCHI, F. M ;
ARNT, A. C. B ;
GUZMAN, B. M. J ;
SOLDERA, C. L. C ;
Introdução: Com a finalidade de apresentar à comunidade externa seus cursos de graduação e pós-graduação, além de projetos de ensino, pesquisa e extensão, todos os anos é organizado um evento universitário aberto ao público com este objetivo. No evento realizado em 2024, duas ligas acadêmicas universitárias participaram com a proposta de uma ação conjunta de extensão, visando aproximar a vivência e a ciência acerca dos sistemas envolvidos no equilíbrio corporal e seu funcionamento, apresentando-as à comunidade. Objetivo: promover a integração entre o ensino e a extensão com foco no funcionamento dos sistemas do equilíbrio corporal, por meio de um evento universitário aberto ao público externo. Metodologia: Neste evento universitário, a dinâmica realizada pelas ligas acadêmicas foi composta por atividades teórico-práticas. Inicialmente, apresentou-se uma explicação teórica sobre o conceito do equilíbrio e seu funcionamento, destacando os principais sistemas envolvidos e algumas patologias que podem afetá-lo. Em seguida, o público presente participou de uma atividade prática com o uso do equipamento de posturografia dinâmica foam-laser associado a algumas estratégias de perturbação do equilíbrio, como o uso de almofadas no chão para tornar a superfície de apoio instável, a privação da visão e a experimentação do equilíbrio unipodal, que reduz a base proprioceptiva, com o intuito de ilustrar como esses sistemas atuam no equilíbrio. Resultados: O evento atingiu adesão satisfatória de estudantes universitários, profissionais da área e do público externo em suas atividades interativas e informativas. A iniciativa também promoveu a integração entre as ligas acadêmicas, fortalecendo o trabalho interdisciplinar e o vínculo entre universidade e comunidade, evidenciando a relevância do ensino e da extensão na disseminação de informações científicas de forma acessível. Conclusões: A dinâmica proposta pelas ligas acadêmicas durante o evento universitário obteve sucesso ao integrar as bases de ensino e extensão juntamente com a propagação de conhecimento acerca do funcionamento dos sistemas envolvidos na função vestibular. O impacto positivo alcançado a partir da promoção de aprendizagem evidencia a importância da atuação de ligas acadêmicas como agentes educadores em saúde.
DADOS DE PUBLICAÇÃO