MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO EM USUÁRIOS DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL
Moreira, P. G. I. ;
de Souza, L. P. ;
de Oliveira, A. M. ;
Crancianinov, A. B. ;
Barbui, T. R. M. ;
Vedovato, G. L. ;
de Sa, N. C. ;
Marques, Y. S. ;
Frizzo, A. C. F. ;
José, M. R. ;
Introdução: A validação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) é parte do processo de reabilitação auditiva com o uso dos dispositivos de amplificação, a qual pode ser realizada por meio de questionários de autoavaliação para entender qual a percepção do usuário em relação a satisfação com o uso do AASI. Objetivo: Verificar o nível de satisfação em relação ao AASI em usuários destes dispositivos. Metodologia: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos sob parecer de número 6.556.824. A amostra foi composta por 46 participantes (idade média de 68.9±13.7 anos), convidados a participar durante seus atendimentos para acompanhamento do uso do AASI em uma clínica-escola. Foram incluídos participantes com diagnóstico de perda auditiva e uso contínuo de AASI, excluindo-se aqueles com dificuldades para responder ao questionário SADL, usuários de AASI há menos de três meses e uso do AASI por menos de 6 horas diárias. Os procedimentos do estudo consistiram na análise de prontuários e a aplicação do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life (SADL), o qual avalia a satisfação de usuários de AASI por meio de quatro escalas: “Efeitos positivos”, “Serviço e custo”, “Fatores negativos” e “Imagem Pessoal”. O SADL é composto por 15 itens, com respostas variando de 1 a 7, onde a maior média na pontuação de cada escala e pontuação total do questionário, indica maior satisfação. Foi utilizado o teste Shapiro-Wilk para verificação da normalidade dos dados, para a análise descritiva foi utilizada a mediana e quartis e para a análise inferencial foi utilizado o teste de correlação de Spearman, devido a anormalidade da distribuição dos dados. Resultados: Foram observadas as pontuações medianas de 5.75 (1º quartil – Q1: 5.30; 3º quartil – Q3: 6.00) na pontuação total do SADL, 4.33 (Q1: 3.00; Q3: 5.83) na escala fatores negativos, 5.00 (Q1: 5.00; Q3: 5.00) na escala imagem pessoal, 6.75 (Q1: 6.16; Q3: 7.00) na escala fatores positivos e 7.00 (Q1: 7.00; Q3: 7.00) na escala serviço e custo. Os escores das escalas do SADL variaram entre as pontuações de 4.33 na escala fatores negativos e 7.00 na escala serviço e custo, indicando menor satisfação nos itens que se referem à amplificação do ruído ambiental, presença de microfonia e uso do telefone e maior satisfação nos itens que se referem ao domínio do profissional responsável pela adaptação do AASI, preço e número de vezes em que houve necessidade de conserto do dispositivo. Na escala imagem pessoal, pode ser sugerida especial atenção para a percepção sobre a autoimagem que varia consideravelmente entre os usuários, indicando a necessidade de cuidado com os aspectos relacionados com a autoestima e aceitação quanto ao uso do AASI. Conclusão: Observou-se nessa amostra, que os participantes demonstraram satisfação com o uso do AASI. As escalas que obtiveram pontuações próximas da pontuação máxima do questionário foram as escalas efeitos positivos e serviço e custo e as escalas com menores pontuações foram referentes às escalas fatores negativos e imagem pessoal.
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