RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE AUDIOLOGIA CLÍNICA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
Gomes, R. C. ;
Martins, L. M. ;
Introdução: A monitoria acadêmica constitui uma indispensável oportunidade de aprendizagem, desempenhando um papel fundamental como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na graduação. Ao proporcionar apoio aos alunos em sua jornada acadêmica, não só facilita a compreensão de conteúdos complexos abordados, mas também cria um ambiente com vínculo de aprendizado dinâmico e colaborativo. Neste contexto, o compartilhamento de conhecimentos e experiências torna-se a base para o crescimento mútuo, favorecendo o desenvolvimento tanto da monitora, quanto dos alunos monitorados. Esse processo de interação, em que todos têm a oportunidade de ensinar e aprender, contribui para uma construção mais efetiva da aprendizagem, proporcionando um crescimento conjunto e enriquecedor para todos os envolvidos. Objetivo: abordar a experiência de uma acadêmica de Fonoaudiologia como monitora do componente curricular Audiologia Clínica (AC), ministrados no terceiro e quarto período (manhã e noite) do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, e enfatizar a importância e eficácia dos benefícios da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem. Metodologia: A aluna-monitora comportou-se como uma orientadora do ensino da disciplina, após ser aprovada no processo seletivo de classificação, foram planejadas e consequentemente aplicadas atividades teóricas e práticas reforçando os assuntos ministrados pela orientadora. Foi disponibilizado todos os materiais elaborados pela monitora ao decorrer do período, além do ensino em sala de aula ocorreram horários específicos para plantões de dúvidas, no formato on-line. Dessa maneira, tanto a monitora contribuía diretamente para a aprendizagem dos alunos, compartilhando conhecimentos e facilitando o entendimento dos conteúdos, quanto os alunos somaram com a aprendizagem da monitora nesse processo, trazendo suas experiências, questionamentos e perspectivas, enriquecendo o desenvolvimento conjunto. Resultados: A monitoria de AC desempenhou um papel fundamental no processo de aprendizado e aprofundamento dos alunos, representando um diferencia ocorrendo a troca de conhecimentos, em que não apenas foi reforçado os conteúdos teóricos e práticos, mas também foi estimulado o desenvolvimento de habilidades essenciais para a carreira profissional. A base sólida adquirida pelos alunos vai refletir diretamente em seu desempenho durante os estágios, onde terão a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos, ressaltando a preparação para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com maior segurança. Portanto, não é apenas um apoio acadêmico, mas uma ferramenta que conecta o aprendizado à prática profissional, fortalecendo as possibilidades de sucesso dos alunos no futuro. Conclusões: A monitoria desempenha um papel crucial, e a diferença entre os alunos que participaram desse processo e os que realizaram a disciplina com o apoio da monitoria é visível. O impacto da aprendizagem é refletido na dedicação dos alunos que se empenharam em aprender mais e aprofundar seus conhecimentos, resolvendo esclarecer todas as suas dúvidas durante o semestre. Em síntese, se tornou uma importante ferramenta ao desenvolvimento teórico-prático do aluno monitor, sendo evidente a importância e a produtividade da monitoria para toda a comunidade acadêmica, uma estratégia eficiente para aprimorar a qualidade do ensino e fortalecer as relações de aprendizado entre professores, monitores e alunos.
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