RELATO DE EXPERIÊNCIA: EVENTO DESCOMPLICANDO A AUDIOLOGIA INFANTIL NA FONOAUDIOLOGIA
Silva, F. G. ;
Nascimento, K. S. R. B. ;
Carvalho, L. N. ;
Silva, N. E. C. ;
Souza, R. E. O. ;
Alves, R. J. G. ;
Almeida, R. S. ;
Ventura, W. S. S. C. ;
Martins, M. L. ;
Introdução: O evento Descomplicando a Audiologia Infantil na Fonoaudiologia (DAIF) foi realizado no dia 30 de outubro de 2024, e teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a avaliação auditiva infantil e o desenvolvimento auditivo da criança, abordando a avaliação desde o nascimento até a fase escolar. A audiologia infantil é uma área de extrema importância, pois a detecção precoce de problemas auditivos pode ser crucial para o desenvolvimento da criança. Neste contexto, o DAIF se constituiu em um evento fundamental na ampliação dos conhecimentos dos participantes. A proposta central foi ressaltar a importância do diagnóstico precoce e intervenções adequadas, temas que, embora cruciais, são pouco abordados na formação dos profissionais de Fonoaudiologia. Objetivo: Este relato de experiência tem como objetivo descrever a experiência vivenciada pelos alunos durante a execução e organização do evento DAIF. Metodologia: A iniciativa do DAIF fez parte do itinerário extensionista do curso de Fonoaudiologia, com propósito de aproximar os alunos da prática profissional e permitir a ampliação dos conhecimentos adquiridos na teoria. Para a realização do evento, foram organizadas palestras interativas, ministradas por renomados fonoaudiólogos especialistas da área, que discutiram temas atuais e importantes relacionados a audiologia infantil. As palestras abordaram desde as estratégias de triagem auditiva até as metodologias de avaliação em diferentes fases da infância. Após as palestras, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda e detalhada. Esse formato favoreceu uma experiência de aprendizado mais dinâmica. Resultados: Destinados a acadêmicos e profissionais da área, o evento incentivou a troca de informações e experiências entre especialistas e participantes sobre a relevância do diagnóstico precoce e das intervenções adequadas em diferentes faixas etárias. O evento teve o propósito de ampliar e aprofundar uma temática pouco discutida na cidade em que foi realizada. Direcionado a estudantes e profissionais, o evento abordou a avaliação auditiva infantil em todas as faixas etárias, proporcionando um espaço enriquecedor para a troca de conhecimentos entre palestrantes e participantes. Os resultados do evento evidenciaram seu impacto positivo na formação dos participantes, proporcionando conhecimento entre profissionais e futuros profissionais de Fonoaudiologia. A troca de informações entre palestrantes e participantes foi altamente valorizada, permitindo que as palestras fossem discutidas de forma clara e objetiva. Conclusões: O evento DAIF teve um impacto significativo no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos sobre audiologia infantil. Além de proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora, o evento demonstrou a relevância de promover palestras sobre temas relevantes, trazendo benefícios tanto para a formação acadêmica quanto para a prática clínica. A importância do diagnóstico precoce e sobre a avaliação infantil foi amplamente abordada pelos palestrantes. Eventos como o DAIF são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem dos participantes, preparando-os para os desafios da parte clínica e promovendo intervenções mais eficaz em quanto ao diagnóstico infantil.
Palavras-chaves: Audiologia, Intervenções, Diagnóstico, Ensino, Eventos científicos
DADOS DE PUBLICAÇÃO