40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE FONOAUDIOLOGIA: DISCIPLINA DE OTONEUROLOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL
Soares, Z. F. S. ; Queiroz, L. S. ; Filho, A. L. C. ; Silva, Y. A. M. ; Moura, C. S. C. ; Martins, M. L. ;

Introdução: A Otoneurologia trata-se de uma das novas especialidades da fonoaudiologia, a qual foi regulamentada no ano de 2023. Por ser uma área recentemente regulamentada, é necessário analisar a sua distribuição na graduação de Fonoaudiologia nas Instituições públicas de ensino do Brasil. Objetivo: Identificar a inserção de disciplinas de Otoneurologia nos cursos de Fonoaudiologia das universidades públicas federais e estaduais do Brasil. Metodologia: A pesquisa de caráter documental foi realizada com base nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, disponíveis nos sites das instituições públicas de ensino federal e estadual que ofertam o curso de Fonoaudiologia no Brasil, com o olhar nas matrizes curriculares voltado para a investigação de componentes relacionados à Otoneurologia. Os critérios de inclusão foram: IES que apresentam o curso de Fonoaudiologia e estão listadas no site do CFFa; site ativo e em pleno funcionamento durante o período de coleta de dados e Instituições com a matriz curricular ou o PPC disponíveis para acesso. Como critério de exclusão, foram desconsideradas as instituições de ensino privadas no Brasil e os PPC que estavam desatualizados. Resultados: Observa-se que as 25 Instituições de Ensino Superior oferecem disciplinas relacionadas à especialidade investigada, principalmente em formato teórico. Dentre o total de disciplinas encontradas destaca-se que três são optativas, sendo duas da modalidade teórica e uma da modalidade prática. Em relação à carga horária observa-se que a maioria das disciplinas relacionadas à Otoneurologia apresentam mais de 40 horas-aula. Pode-se destacar que a maioria das disciplinas encontradas são ofertadas do meio ao final do curso. A diminuta quantidade de disciplinas é um fator que interfere no interesse pela Otoneurologia, que ainda é pouco explorada nas IES, da mesma forma, a opção por disciplinas optativas pode não despertar curiosidade suficiente nos estudantes. O estudo mostrou que a maioria das instituições oferece poucas horas de conteúdo nessa especialidade, o que compromete a formação generalista proposta pelo Conselho Nacional de Saúde. Sobre o estabelecimento da relação entre a quantidade de IES e de disciplinas de Otoneurologia, o presente estudo levantou que a 2ª e a 4ª região tem a maior quantidade de IES e proporcionalmente são as que ofertam a maior quantidade de disciplinas. Conclusões: A inserção de disciplinas de Otoneurologia nas grades curriculares dos cursos de Fonoaudiologia, representa um avanço significativo na formação do fonoaudiólogo. O estudo destaca a necessidade de ampliar as experiências práticas do fonoaudiólogo na área, e acrescenta que a inclusão gradual de Otoneurologia ao longo do curso pode incentivar o interesse dos alunos, como observado nas regiões com maior número de especialistas e ofertas de disciplinas na área. Como sugestão, a proposta é que sejam realizadas novas pesquisas sobre a inserção da Otoneurologia nas grades curriculares dos cursos de Fonoaudiologia do Brasil, incluindo as instituições de ensino privadas com olhar voltado as ementas e conteúdos programáticos, na busca por maior visibilidade dos entraves no desenvolvimento da Otoneurologia, como especialidade.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1478
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1478


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