O USO DE TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS COMO METODOLOGIA INOVADORA NA GRADUAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA NO ENSINO DE AUDIOLOGIA CLÍNICA
SILVEIRA, I.S. ;
Silveira,A.A.N ;
Betta, A.C.D ;
Porcher,B.D ;
Soldera,C.L.C ;
Machado, S.M ;
Boscolo, C.C. ;
Introdução: O uso de metodologias ativas de tecnologias audiovisuais estão sendo inseridas na graduação, objetivando a aprimoração do conhecimento em Audiologia. Por meio do Programa de Iniciação à Docência (PID) de uma instituição de ensino superior, são produzidas videoaulas e materiais audiovisuais, proporcionando a prática docente aos colaboradores e melhor aprendizado aos alunos. Objetivo: Apresentar ações realizadas por um Programa de Iniciação à Docência de Audiologia Clínica em aula revisional na disciplina de Audiologia II. Metodologia: O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição sob número: 3.915.477. Inicialmente apresentou-se um caso clínico, revisando conteúdos de imitanciometria. Após, realizou-se um jogo da memória sobre o sistema auditivo, seguido de outro caso clínico sobre Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE). Finalmente, foi exposta uma música para elaborar uma paródia sobre Audiologia Ocupacional. As atividades foram desenvolvidas no site “Canva”. A efetividade da ação foi mensurada implementando um questionário de satisfação. Os materiais utilizados na intervenção e vídeos gravados pelo PID, foram disponibilizados para estudo. Resultados: Verificou-se que 80,6% dos participantes julgou muito relevante a discussão dos casos clínicos e 19,4% afirmou ser apenas relevante. Referente à abordagem musical, 38,7% apontou facilitar pouco a compreensão, 35,5% consideraram facilitar muito, 22,6% foi indiferente e o restante concluiu não facilitar. No jogo da memória, 77,4% considerou muito eficaz e 22,6% eficaz. Conclusão: Concluiu-se que o uso de metodologias ativas e materiais audiovisuais interativos se demonstrou benéfico para os envolvidos.
Palavras-chave: Audiologia; audiovisual; ensino
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