40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PROJETO OUVIR: DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AUDITIVO INFANTIL - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Silva, F. G. M. ; Araújo, F. C. M. ;

Introdução: A atenção à saúde auditiva inicia-se na Triagem Auditiva Neonatal (TAN). Em pacientes com indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA), nos casos de falha do teste e reteste, estes são encaminhados para diagnóstico audiológico e posteriormente o monitoramento auditivo. Objetivo: Descrever as atividades e experiências desenvolvidas em um projeto de extensão universitária em audiologia infantil. Metodologia: O projeto denominado Projeto Ouvir, realiza a integração entre pesquisa e extensão, onde foi realizado a avaliação e o monitoramento auditivo em crianças de até 3 anos de idade. Semanalmente discentes extensionistas planejaram e executaram os atendimentos, realizando: anamnese, meatoscopia, audiometria de observação comportamental (BOA), audiometria de reforço visual (VRA), emissões otoacústicas (EOA) produto distorção, potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) com clique e por frequências específicas, além da imitanciometria, com o objetivo de triagem, diagnóstico ou monitoramento auditivo. Foram avaliados 9 pacientes, com idade corrigida entre 10 e 31 meses. Resultados: Como discente, pude ter as minhas primeiras experiências com atendimento em audiologia dentro deste projeto, desenvolvendo habilidades de diálogo entre terapeuta e família, além de ampliar o raciocínio clínico para melhor conduzir os exames e a avaliação. A atuação dentro do projeto possibilitou aplicar os conhecimentos teóricos e consolidá-los de maneira prática, através dos atendimentos e das discussões de caso com os demais participantes do projeto. Dentre tais experiências, houveram fatores que dificultaram a conclusão de alguns atendimentos, devido às questões de locomoção da família, questões socioeconômicos e emocionais. Considerações finais: A experiência como extensionista possibilitou compreender a prática do cross-check de informações entre os exames para a construção do laudo audiológico destas crianças. Possibilitou aprimorar minha perspectiva individual para cada paciente, acolhendo-os e prestando um atendimento individualizado e exclusivo, de acordo com a necessidade da criança e da família. Proporcionou a correlação teórico-prática, aprimorando as minhas competências clínicas, além de contribuir na evolução acadêmica discente.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1490
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1490


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