40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ANÁLISE DA INTERAÇÃO FAMÍLIA-CRIANÇA: UMA MEDIDA PARA GUIAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA REABILITAÇÃO AUDITIVA
Martins, G. S. ; Brazorotto, J. S. ;

Introdução: A interação família-criança é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. Para crianças com deficiência auditiva, é crucial estar em um ambiente rico em experiências linguísticas, com os cuidadores desempenhando um papel essencial como facilitadores por meio de interações positivas. Assim, a análise da interação pode ser relevante para identificar necessidades de intervenção e guiar a atuação fonoaudiológica na reabilitação auditiva. Objetivo(s): Identificar necessidades de intervenção em 50 díades por meio da análise das interações entre famílias e crianças com deficiência auditiva, além de correlacionar a competência do cuidador na interação com o desempenho auditivo e linguístico das crianças. Metodologia: Estudo descritivo-analítico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 3.440.683. Participaram 50 famílias e crianças com deficiência auditiva de um serviço de saúde auditiva do Sistema Único de Saúde. Foram incluídas crianças com perda auditiva de graus leve a profundo, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) ou Implante Coclear (IC). Das 50 crianças, 6 possuem perda auditiva unilateral e 44 bilateral, 39 fazem uso de AASI e 11 de IC. Para a análise da interação e a classificação da competência comunicativa do cuidador, foram realizadas, inicialmente, filmagens de até 10 minutos de uma situação de brincadeira livre entre a família e a criança. Os vídeos foram gravados em sala de terapia, com brinquedos adequados à faixa etária da criança. Após os registros, as interações foram analisadas por dois juízes independentes, utilizando um formulário adaptado da Escala de Índice de Comportamentos que Promovem a Comunicação. Para classificar o desempenho auditivo e linguístico das crianças, foram utilizadas as categorias de audição e linguagem, atribuídas por seus fonoaudiólogos. Em seguida, foi realizada a análise descritiva dos dados para identificar as necessidades de intervenção na interação. Além disso, aplicou-se a análise de correlação de Spearman entre a competência comunicativa do cuidador e as categorias de audição e linguagem, controlando variáveis como a escolaridade do cuidador e a renda familiar. Resultados: Entre as famílias avaliadas, 80% demonstraram nenhuma ou pouca competência comunicativa na interação, 16% apresentaram boa competência e 4% evidenciaram competência excelente. As necessidades de intervenção na interação que emergiram como prioritárias foram: a intrusividade, o monitoramento da compreensão da criança pelo interlocutor, o uso de estratégias de comunicação e o emprego de estruturas linguísticas para a expansão lexical e sintática. Ainda, foi observada correlação positiva fraca entre a competência comunicativa do cuidador e as categorias de audição (0,291 com p < 0.05) e de linguagem (0,313, com p < 0.05). Conclusões: O estudo constatou que a maioria das famílias apresentou baixa competência comunicativa. A análise das interações em vídeo permitiu identificar as principais necessidades de intervenção para capacitar os pais a serem facilitadores de linguagem para seus filhos. Observou-se uma correlação positiva, embora fraca, entre a competência comunicativa do cuidador e o desempenho nas categorias de audição e linguagem de crianças com deficiência auditiva, ressaltando a relevância da análise da interação para o direcionamento da intervenção fonoaudiológica na reabilitação auditiva.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1494
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1494


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