RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA INTERNA ACERCA DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO ZUMBIDO
Maraninchi, F. M. ;
Cezar, L. G. S. ;
Moccellin, J. M. ;
Aguiar, J. F. ;
Guzman, B. M. J. ;
Soldera, C. L. C. ;
Introdução: O zumbido é definido como a percepção de um som pelo indivíduo sem a presença de um estímulo externo, caracterizando-se por uma fisiopatologia complexa e multifatorial, ainda não completamente compreendida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 20% da população mundial apresenta algum grau de deficiência auditiva ou sofre com zumbido. Embora o tema seja abordado nas disciplinas de audiologia durante a graduação em fonoaudiologia, observa-se a necessidade de ampliar o conhecimento dos discentes sobre o assunto. Objetivo: Relatar e descrever a experiência de uma aula introdutória sobre a temática do zumbido e a atuação fonoaudiológica, visando integrar teoria e prática e ampliar os conhecimentos dos participantes sobre o tema do zumbido. Metodologia: O tema da aula interna foi decidido pelos membros de uma liga acadêmica universitária. Para ministrar a aula sobre a atuação fonoaudióloga no zumbido, foi convidada uma fonoaudióloga doutora professora universitária com experiência clínica e acadêmica nesta área. A aula interna foi realizada na modalidade on-line, por meio de uma reunião virtual na plataforma Google Meet. Resultados: Os estudantes passaram a compreender melhor os métodos de avaliação do grau de incômodo, origem e tratamentos possíveis para o zumbido em pacientes com e sem perda auditiva. Ademais, foi possível explorar o tema com exemplos do zumbido no contexto do acúmulo de cerúmen e como consequência de medicamentos. Conclusão: A aula interna possibilitou a ampliação do conhecimento dos discentes acerca da avaliação e tratamento do zumbido, despertando maior interesse dos alunos pela área e destacando a importância da atuação fonoaudiológica no manejo dessa condição.
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