IMPLICAÇÕES DO TREINAMENTO AUDITIVO NO DESEMPENHO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Nascimento,L.S.T. ;
Silva,I.G.M. ;
Andrade, W.T.L ;
INTRODUÇÃO: Para uma comunicação eficaz, é essencial o indivíduo conseguir lidar com os sons, indo além da detecção auditiva, avaliada na bateria audiológica. São várias as habilidades auditivas que nos permitem compreender os sons, como discriminação auditiva, figura-fundo, fechamento auditivo e integração binaural, e a alteração nessas habilidades é chamada de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Essas dificuldades no processamento auditivo podem resultar em alterações na representação neural dos sons da fala, podendo interferir na percepção e na produção da fala. Nesse sentido, o Treinamento Auditivo (TA) envolve uma série de tarefas acústicas planejadas, estimulando o sistema auditivo e as funções executivas, de forma que suas bases neurais e comportamentos auditivos associados sejam modificados positivamente. OBJETIVO: Discutir as implicações do TA no desempenho das habilidades comunicativas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por três pesquisadores. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio dos descritores: “reabilitação de deficientes auditivos”, “transtornos da audição”, “audição” e “processamento auditivo”. Foram considerados como critérios de inclusão estudos publicados em revistas indexadas e publicados entre 2019-2024. Foram excluídos os artigos de revisão ou que não apresentassem relação com o objeto de estudo. Após a busca dos artigos, inicialmente, foram identificados 121, dos quais 49 foram selecionados, por estarem dentro dos critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: Foi possível observar a eficiência do TA na reabilitação do TPAC, além de contribuir significativamente na reabilitação cognitivo-auditiva de paciente com transtornos de leitura, aprendizagem e alterações fonológicas. Em crianças com diagnóstico de TPAC, o TA consegue intervir tanto nas medidas comportamentais como nas eletrofisiológicas, trazendo benefícios que se mantêm, mesmo após até três anos da alta. Também pode ser essencial para o desenvolvimento da linguagem e comunicação, especialmente em quadros de atraso de linguagem, dificuldades de aprendizagem e distúrbios da atenção. Alguns dos estudos comparam seu desempenho por meio de testes comportamentais, observando uma melhora das habilidades auditivas após o TA. Ademais, o TA pode melhorar significativamente a comunicação de maneira geral, também trazendo benefícios para a memória de curto e longo prazo, habilidades de aprendizagem e desempenho cognitivo, que estão fortemente atrelados à comunicação. O TA também mostra-se fundamental para pessoas usuárias de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), podendo potencializar a capacidade de processar os sons e otimizar as habilidades envolvidas no processamento auditivo. O trabalho em diversos aspectos da audição pode implicar em uma maior capacidade de detecção e discriminação de sons, ajudando a melhorar a compreensão da fala, especialmente em ambientes ruidosos. CONCLUSÃO: O estudo constata a importância do TA no desempenho das habilidades de comunicação de diversos grupos. Também observou-se que o TA se mostra eficaz na reabilitação de pacientes não só com TPAC, mas também com outras manifestações fonoaudiológicas, interferindo de forma positiva no desempenho das habilidades de comunicação.
DADOS DE PUBLICAÇÃO