ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO EM SALA DE AULA REGULAR DE CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR
GOLDEN-FREIRE, M. L. ;
FREIRE, C. M. ;
Introdução: O programa de triagem auditiva neonatal passou a ser implementado de forma obrigatória desde 2010 e possibilitou a detecção e intervenção precoce de casos de crianças com perda auditiva. Além disso, com a adoção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, o número de matrículas de crianças com deficiência auditiva nas salas regulares de ensino tem aumentado. Verifica-se ainda que um número cada vez maior de crianças com perda auditiva têm acesso à tecnologias assistivas como o implante coclear e que essas crianças têm se dirigido ao sistema regular de ensino. Apesar disso, estudos apontam que muitos professores ainda não se sentem preparados e desconhecem estratégias específicas para lecionar para crianças com perda auditiva. Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar as principais dúvidas e dificuldades dos professores para incluir estudantes com perda auditiva que utilizam implante coclear e realizam terapia fonoaudiológica, além de contribuir com estratégias inclusivas, na ótica da Fonoaudiologia e Educação, de forma a orientar e auxiliar os professores no âmbito da educação infantil e fundamental, na compreensão das particularidades e características de crianças com perda auditiva que utilizam a tecnologia do implante coclear. Metodologia: Para este estudo foi realizada uma revisão de literatura integrativa e buscas nas bases LILACS, PubMed e Scielo. Resultados: Na literatura foram identificadas as dificuldades relatadas por professores da educação infantil e fundamental com relação aos alunos usuários de implante coclear e com perda auditiva de forma geral. Na literatura também foram identificados conjuntos de estratégias pedagógicas e adaptações que podem ser aplicadas visando contornar estas barreiras e promover maior inclusão em sala de aula. Conclusão: A inclusão de crianças com perda auditiva usuárias de implante coclear em sala de aula regular é possível, mas para que a sala de aula seja um ambiente realmente inclusivo é necessária a aplicação de diferentes estratégias específicas voltadas para a deficiência auditiva e também do desenvolvimento de uma parceria entre o aluno, sua família, os professores, os fonoaudiólogos e equipe multidisciplinar. A conexão de todos os envolvidos cria uma rede de apoio para o aluno e, consequentemente, proporciona melhores resultados a todo o processo educacional.
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