40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

DESEMPENHO EM VOCABULÁRIO RECEPTIVO E LEITURA DE CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA
Macedo, G.S. ; Novaes, B.C.A.C ; Andrade, N.J. ; Mendes, B.C.A. ;

Introdução: promover o desenvolvimento de habilidades auditivas e linguísticas de crianças com perda auditiva usuárias de AASI ou IC levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e qualidade de vida, implica em avaliar os processos de intervenção com vistas a planejar e transformar a rede de reabilitação conforme avaliação de resultados. Torna-se necessário analisar o desenvolvimento da linguagem e alfabetização em crianças com perda auditiva, incluindo os estudos de semântica, morfologia e sintaxe, sendo importante considerar as dimensões da alfabetização e as maneiras pelas quais a perda auditiva, o tipo e grau da perda, época de diagnóstico e uso de dispositivos eletrônicos podem interferir no vocabulário e na leitura. Objetivo: analisar os diferentes níveis de desempenho de vocabulário e leitura de crianças com perda auditiva. Método: esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética nº 5.441.206. Foram analisadas 15 crianças com perda auditiva, de ambos os sexos com idade entre 8 e 11 anos, alfabetizadas e matriculadas em escola regular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Foi utilizado o teste Peabody-PPVT4 para avaliar o vocabulário receptivo – consiste em apresentar 4 imagens, na qual o sujeito deve selecionar a imagem que melhor corresponde ao significado da palavra dita. Cada grupo de palavras apresenta um determinado grau de dificuldade e é possível comparar a idade cronológica do sujeito com a idade equivalente de acordo com seu desempenho no teste. A leitura foi avaliada pelo Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças – TELCS - composto por 40 frases que possuem uma sequência de cinco palavras com quatro alternativas para que o sujeito assinale com X a alternativa que melhor corresponde ao sentido da sentença. O tempo para o teste ser realizado é de cinco minutos. Resultados: a amostra foi composta por 10 meninos (67%) e 5 meninas (33%) com média de 9 anos de idade; a maioria (73%) tem perda auditiva neurossensorial bilateral de grau moderado. 27% dos sujeitos apresentaram bom desempenho no teste de vocabulário receptivo com a idade equivalente maior ou igual à idade cronológica; 73% apresentou desempenho abaixo do esperado para sua idade quando comparado idade equivalente com a idade cronológica; no teste de leitura, 27% da amostra apresentou desempenho dentro do esperado para sua idade e ano escolar e 73% apresentou dificuldade e/ou transtorno de leitura de acordo com sua idade e ano escolar. Entretanto, ao permitir que o sujeito realizasse o teste no tempo necessário para sua compreensão, os resultados foram alavancados, classificando-os com desempenho de leitura dentro ou acima do esperado para sua idade e ano escolar, precisando do acréscimo em média de 3’5’’. Vale lembrar que o teste possui tempo determinado para a realização da tarefa (5’). Conclusão: Crianças com perda auditiva podem apresentar bom desempenho em leitura se forem feitas adaptações de acordo com as necessidades de cada criança, como neste caso, que foi concedido tempo hábil para decodificação, compreensão e interpretação de texto.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1533
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1533


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