ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE GRADUANDOS EM FONOAUDIOLOGIA EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Batista, A. S. R. ;
Oliveira, D. G. C. ;
Simões, L. C. ;
Labanca, L. ;
Resende, L. M. ;
Rausse, N. C. B. ;
A audição é o sentido que permite receber, analisar e reconhecer os sons. É fundamental no desenvolvimento da comunicação oral. A perda auditiva, por sua vez, é a diminuição da capacidade de detectar os sons, incapacitando a compreensão do indivíduo em diferentes graus. Segundo levantamentos realizados em 2018, a estimativa era que, aproximadamente, mais de 6% da população mundial tinha perda auditiva. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 9 milhões de indivíduos convivem com a deficiência. As principais queixas da perda auditiva são a distorção dos sons e o comprometimento da compreensão da fala. Diante desses dados, a implementação de um programa de reabilitação auditiva faz-se necessário, tendo como objetivo devolver a qualidade de vida e diminuir os impactos da perda auditiva. A indicação, seleção e adaptação dos aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) deve ser feita em conjunto com a equipe multidisciplinar envolvida no serviço de atenção à saúde auditiva (SASA). Os AASI têm papel crucial na qualidade de vida e é eficiente para a aquisição e desenvolvimento das habilidades de linguagem oral, além de estimular as áreas cerebrais relacionadas à audição. Alguns SASA estão vinculados a universidades públicas ou privadas em todo território brasileiro, fornecendo ao aluno uma oportunidade de aprendizado ativo durante a graduação. Descrever a experiência de alunos matriculados na disciplina de tecnologias assistivas da audição em um SASA.
Trata-se de um relato de experiência de alunos do 8º período do curso de graduação em fonoaudiologia de uma universidade pública federal inseridos no SASA do Serviço Único de Saúde (SUS). O ambulatório tem como demanda a realização de exames auditivos, adaptação de AASI e acompanhamento dos pacientes com perda auditiva. A disciplina acontece uma vez na semana, com duração de três horas, sendo atendidos, aproximadamente, oito pacientes por aula. Os pacientes são encaminhados via SUS após a indicação do uso dos AASI pelo médico otorrinolaringologista. No primeiro contato com o paciente, é realizada uma anamnese específica para as queixas auditivas, depois são realizados os exames auditivos necessários para confirmação da perda auditiva e, em casos que há necessidade, é realizado a confecção dos pré-moldes, também já é realizada a pré-seleção do modelo de aparelho auditivo disponível mais adequado para cada caso. Na consulta de retorno, o paciente comparece para adaptação dos aparelhos previamente selecionados. Nesta consulta são realizadas as orientações, os ajustes e os testes de verificação do benefício frente ao uso dos AASI. O paciente e acompanhante são orientados sobre os cuidados com os aparelhos, treina-se a colocação adequada dos equipamentos e são passadas informações sobre o acompanhamento que o indivíduo terá direito. A participação dos alunos neste estágio evidencia um melhor desempenho dos acadêmicos na realização de exames audiológicos, maior raciocínio clínico na adaptação e no acompanhamento de usuários de AASI. O estágio em um SASA, pode proporcionar melhor manejo clínico e maior conhecimento acerca dos AASI para os alunos da graduação. Dessa forma, o número de indivíduos atendidos com qualidade e eficiência no serviço se torna maior.
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