40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

RELAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DO DIZZINESS HANDICAP INVENTORY-CHILD/ADOLESCENT E O O PEDIATRIC VISUALLY INDUCED DIZZINESS QUESTIONNAIRE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXPOSTOS ÀS TELAS
Nascimento, G.F.F ; Silveira K.M.Q ; Xavier, G.V.M ; Lima, T.K.F.C ; Mantello, E.B ;

Introdução: O uso prolongado de telas tem gerado preocupação sobre os possíveis impactos vestibulares em crianças e adolescentes. Os questionários Dizziness Handicap Inventory-Child/Adolescent (DHI-CA) e o Pediatric Visually Induced Dizziness Questionnaire (PVID) são instrumentos de autorrelato, utilizados para mensurar os sintomas de desequilíbrio, tontura e vertigem visualmente induzida (VVI) na população infantojuvenil. Objetivo: Analisar a relação entre os resultados do DHI-CA e PVID em crianças e adolescentes expostos a telas. Metodologia: Estudo analítico, transversal, do tipo levantamento de campo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob número de parecer 6.743.915. Participaram do estudo 26 indivíduos, divididos em dois grupos: crianças (n=11, 6-11 anos) e adolescentes (n=15, 12-18 anos). Os participantes foram recrutados por meio de formulário online e responderam aos questionários PVID e DHI-CA, com auxílio dos responsáveis. O PVID avaliou VVI por estímulos visuais, enquanto o DHI mensurou o impacto funcional, emocional e físico da tontura nas atividades de vida diária. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman para análise entre as variáveis, com nível de significância estabelecida em p<0,05. Resultados: No grupo de crianças, identificou-se uma correlação forte entre os escores totais do DHI-CA com PVID (r=0,876; p<0,01), indicando que os sintomas de VVI estavam associados ao impacto da tontura na qualidade de vida. As dimensões emocional (r=0,888; p<0,01) e funcional (r=0,814; p=0,02) apresentaram correlação forte quando comparadas ao PVID, sugestivo do maior prejuízo desses domínios na qualidade de vida (QV) das crianças expostas a telas, enquanto a dimensão física mostrou uma correlação moderada e pouco significativa (r=0,539; p=0,08), indicativo da menor influência da exposição às telas sobre aspectos físicos relacionados a tontura. Nos adolescentes, observou-se uma correlação moderada entre os escores totais do DHI-CA com o PVID (r=0,526; p=0,04), sugerindo que a VVI ocasionou um menor impacto na percepção da tontura na QV a partir dos 12 anos de idade, em relação às crianças. Ainda para os adolescentes, as dimensões emocional e funcional do DHI-CA apresentaram correlação fraca e não significativa (r=0,372 e 0,390; p=0,17 e 0,15, respectivamente), quando comparado com o PVID, enquanto a dimensão física mostrou uma correlação moderada, com valores pouco significativos estatisticamente (r=0,479; p=0,07). Esses achados indicam que, para os adolescentes, houve menor relação das respostas aos instrumentos que investigam a presença e impacto dos sintomas vestibulares, com uso de telas e sobre as atividades de vida diária, respectivamente. Conclusão: Identificou-se, neste estudo, correlações fortes entre os escores do DHI-CA e PVID para as crianças e moderadas para os adolescentes. Estes achados são preliminares, mas denotam que os instrumentos em questão podem ser utilizados, em conjunto, no rastreio e para complementar a investigação do desencadeamento de sintomas vestíbulo-visuais, após uso de telas, pela população infantojuvenil e, na mensuração do prejuízo ocasionado por tais sintomas, nas atividades diárias. Ao levantar estas crianças e adolescentes com queixas, uma avaliação clínica, compatível com a idade, deve ser realizada, para se chegar ao diagnóstico preciso e, quando necessário, desenvolver estratégias preventivas para minimizar os sintomas vestíbulo-visuais e o impacto destes no desenvolvimento e QV desta população.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1543
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1543


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