ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA PERDA AUDITIVA EM ESCOLARES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Braga Junior, J. ;
Brito, M. L. M. S. ;
Ferreira, S. M. ;
Garcia, F. A. ;
Millan, A. E. ;
Scharlach, R. C. ;
Introdução: O ruído prejudica a saúde e o aprendizado das crianças, especialmente em escolas, e deve ser reduzido. Iniciativas como o programa Dangerous Decibels® ajudam a conscientizar sobre os riscos do som intenso. A inclusão de estudantes com deficiências, como os com Transtorno do Espectro Autista, depende de recursos adequados e tecnologias assistivas. No entanto, ainda há uma falta de materiais didáticos adaptados, incluindo na fonoaudiologia, destacando a necessidade de ações integradas para promover a inclusão. Objetivo: Relatar a experiência de adaptar um material didático sobre promoção e prevenção de perda auditiva em escolares para inclusão de estudantes da educação especial. Métodos: Trata-se de um relato de experiência realizado em uma escola pública no sul do Brasil, em 2024, pelo setor de fonoaudiologia em parceria com as docentes de educação especial da instituição. Inicialmente, foi realizado um estudo detalhado sobre as informações presentes em cada etapa da ação educativa do Dangerous Decibels®, destacando os principais conteúdos para o aprendizado e adaptando a abordagem de forma inclusiva. A ação educativa é composta pelas seguintes etapas: 1) Introdução ao problema; 2) O que são decibels perigosos e três maneiras de proteger a sua audição; 3) O que é som?; 4) Como ouvimos?; 5) Como prejudicamos a nossa audição?; 6)Que som é este?; 7) Quão intenso é muito intenso?; 8) Medindo os decibels; 9) Como usar protetores auditivos; 10) Agite Seu Mundo: Hora de Agir!. A adaptação foi feita utilizando um recurso de baixa tecnologia: uma prancha de comunicação alternativa. Esse material foi desenvolvido em um documento de texto no computador, impresso em papel A4 e posteriormente plastificado. Além disso, foram confeccionados cartões avulsos com velcro, possibilitando ao profissional realizar a modelagem enquanto explicava o conteúdo. Todo o material foi analisado e produzido em conjunto com as docentes de educação especial responsáveis pelos estudantes da turma-alvo da ação, garantindo que as adaptações fossem ajustadas às necessidades específicas dos alunos. Resultados: Para a ação, foram retiradas as etapas 6 e 10 devido à dificuldade de adaptação para a linguagem da comunicação alternativa. O material, composto por imagens e palavras-chave, totalizou três páginas frente e verso. A adaptação considerou os elementos teóricos principais e a necessidade de um material prático e de duração reduzida, adequando-se às limitações de atenção dos estudantes com deficiência. Infelizmente, a aplicação do material não pôde ser realizada, pois os estudantes faltaram à aula no dia da ação na escola, impossibilitando a realização e ajustes necessários. Conclusão: É fundamental ajustar os conteúdos para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo a inclusão escolar como um direito essencial. A adaptação de materiais didáticos facilita o aprendizado e contribui para um ambiente escolar mais justo e acessível, permitindo que todos os estudantes, especialmente os com deficiência ou outras especificidades, desenvolvam seu potencial sem limitações.
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