MANIFESTAÇÕES COMPORTAMENTAIS AUDITIVAS ASSOCIADAS AO TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Batalha, E. N. C. ;
Duarte, F. A. R. L. ;
Latt, S. M. B. ;
Garcia, T. R. ;
Introdução: O processamento auditivo central é um termo usado para descrever uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via sentido da audição e que dependem de uma capacidade biológica inata do processo de maturação e das experiências e estímulos no meio acústico. A nova geração de alunos enfrentam inúmeros desafios no ambiente escolar, exigindo que pais e educadores identifiquem as dificuldades que impactam o rendimento do aluno. Enquanto problemas relacionados a fatores externos, como metodologia pedagógica ou ambiente familiar, podem ser superados com intervenções específicas, questões persistentes ligadas a fatores internos, como alterações no processamento auditivo central (PAC), levantam suspeitas de transtornos. Entre esses, destaca-se o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), caracterizado pela dificuldade em compreender sons, principalmente em ambientes ruidosos, prejudicando a aprendizagem e a interação social. A falta de triagem auditiva no período escolar limita a identificação precoce de crianças com alterações auditivas, mesmo diante de queixas escolares recorrentes. Essa relação evidencia a importância de avaliar habilidades auditivas, como detecção, discriminação, localização, reconhecimento e compreensão, que se desenvolvem nos primeiros anos de vida. Com base nessa necessidade, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica para subsidiar a elaboração de um folder informativo voltado para pais e educadores, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o TPAC e suas manifestações comportamentais em criança em período escolar. Objetivo: O objetivo primário deste estudo foi buscar identificar, por meio de revisão bibliográfica, os principais sinais comportamentais associados ao TPAC, bem como reforçar a importância da avaliação e intervenção precoce conduzidas pelo fonoaudiólogo. Como objetivo secundário, foi construir um material educativo em forma de folder com informações sobre o TPAC, voltado para pais e educadores. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PERIÓDICOS CAPES E National Library of Medicine (PubliMed), utilizando os descritores: Percepção Auditiva, Alfabetização, Transtornos da Audição e Escolar. Foram excluídos desta revisão artigos com mais de cinco anos de publicação. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, destacando informações relevantes para a elaboração do folder. Resultados: Foram selecionados artigos que envolvessem o TPAC em crianças até 9 anos com base na faixa etária dos artigos pesquisados. Dos 67 artigos encontrados, 5 foram selecionados para a revisão da literatura. A revisão identificou as manifestações comportamentais frequentes em crianças com TPAC e com base nas evidências levantadas, foi elaborado um folder informativo contendo os principais sinais do TPAC e orientações para busca de avaliação. Conclusão: Com base nos achados, foi identificado que crianças com TPAC podem manifestar comportamentos como dificuldade na interpretação dos padrões sonoros; na linguagem oral e escrita; na concentração; na memória e na compreensão. O presente estudo destaca a relevância da divulgação de informações sobre o TPAC, além de promover o diálogo entre fonoaudiólogos, pais e educadores. Portanto, foi elaborado um folder informativo como ferramenta relevante para sensibilização e encaminhamento precoce de crianças com TPAC para avaliação fonoaudiológica, contribuindo para comunicação com pais e educadores sobre o transtorno.
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