40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PREVALÊNCIA DE FALHA NA TRIAGEM AUDITIVA DE ESCOLARES
Rocha, K. P. ; Lima, H. R. M. O. M. ; Lima, A. M. O. ; Lopes, V. V. ; Medeiros, V. N. ; Lima, A. G. ; Santos, R. L. C ; Almeida, R. C. M. ; Rocha, D. S. C. G. ; Andrade, W. T. L. ;

Introdução: A integridade do sistema auditivo é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem e das habilidades comunicacionais da criança, que impactam diretamente sobre seu desempenho escolar. Mesmo uma perda auditiva de grau leve pode trazer impactos negativos sobre a comunicação e as habilidades cognitivas e socioemocionais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das perdas auditivas em crianças poderiam ser evitadas por meio da identificação e controle precoce de seus agentes causadores. Um dos métodos para a realização da triagem auditiva em escolares é o uso das Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOAT), que apresenta boa aceitação entre o público e eficácia na detecção de alterações auditivas. Objetivo: Investigar a prevalência de falha na triagem auditiva de escolares realizada em um centro de referência em saúde auditiva do Estado da Paraíba. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e observacional, baseado em dados secundários. A amostra do estudo foi composta por 283 alunos com idade entre 4 e 12 anos, provenientes de escolas públicas de João Pessoa/PB. A triagem auditiva foi realizada por meio de otoscopia e do teste de EOAT entre os meses de abril e agosto no ano de 2024 em um centro de referência em saúde auditiva estadual localizado na cidade de João Pessoa/PB. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos. Resultados: Dos 283 escolares, 68 alunos (24,03%) apresentaram obstrução no conduto auditivo, sendo impossibilitados de realizar a triagem; 191 (67,49%) passaram (ou seja, obtiveram resultados satisfatórios) e 24 (8,48%) falharam em uma ou ambas as orelhas. Os escolares que apresentaram obstrução no meato acústico foram encaminhados para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os que falharam no teste foram encaminhados para o centro de referência estadual para realizar exames auditivos complementares e consulta com o médico otorrinolaringologista. Dos 24 escolares que falharam na triagem, apenas 1 compareceu ao centro de referência. Todos os responsáveis pelas crianças receberam uma devolutiva por escrito, conforme previsto na Resolução CFFa nº 621/2021. Conclusão: A quantidade de crianças que falharam na triagem auditiva foi elevada, o que justifica a importância deste procedimento anualmente, uma vez que as infecções de orelha média e as perdas auditivas irreversíveis podem se instalar a qualquer momento do desenvolvimento da criança. Além disso, faz-se importante o monitoramento das crianças que falharam, para garantir o diagnóstico audiológico, assim como adequado itinerário terapêutico a fim de oferecer a assistência devida às crianças com perdas auditivas confirmadas. Os resultados encontrados destacam a relevância da inserção de fonoaudiólogos no contexto educacional, bem como na promoção e prevenção da saúde auditiva.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1556
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1556


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