40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

APLICABILIDADE DO AUDITORY PROCESSING DOMAINS QUESTIONNAIRE (APDQ) EM UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE.
Delecrode, C. R. ; Alves, L. O. ; Cardoso, A. C. V. ;

Introdução: Questionários e escalas são recomendados para auxiliar na triagem de indivíduos em risco de Transtorno de Processamento Auditivo Central (TPAC), pois proporcionam conhecimento sobre a comunicação e seu impacto funcional no desempenho do indivíduo, porém, no Brasil, há uma carência de tais instrumentos com rigor metodológico. A aplicação de um instrumento, como o The Auditory Processing Domains Questionnaire (APDQ), pode auxiliar os profissionais quanto ao encaminhamento de indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para o diagnóstico do TPAC. Objetivo(s): Identificar o risco para transtorno de processamento auditivo central através de um questionário e avaliar as habilidades auditivas. Método: o trabalho foi aprovado, sobnúmero 0674/2013, pelo Comite de Ética da instituição de realização da pesquisa. Participaram deste estudo 11 jovens universitários com diagnóstico de TDAH, na faixa etária entre 18 e 26 anos, de ambos os sexos. Para atingir o objetivo proposto aplicou-se o questionário The Auditory Processing Domains Questionnaire (APDQ). Além disso, foi realizada avaliação audiológica básica e comportamental do processamento auditivo central (Teste de Padrão de Frequência, Random Gap Detection Test (RGDT), Teste Dicótico de Dígitos, Masking Level Difference (MLD), Teste de Fala com Ruído e Identificação de Sentenças Sintéticas com Mensagem Competitiva Ipsilateral). Resultados: A análise dos escores dos participantes no questionário APDQ mostrou que todos apresentaram algum risco para o TPAC, sendo que 100% dos participantes apresentaram desempenho inferior para o domínio atenção, 82% para o domínio processamento auditivo e 54,5% para o domínio linguagem. Na avaliação comportamental do processamento auditivo, todos os participantes apresentaram alteração em, pelo menos, um dos testes aplicados, sendo que os testes com maior índice de alteração foram o Teste Dicótico de Dígitos (82,2%) e o de Padrão de Frequência (72,7%). No entanto, 100% dos participantes apresentaram desempenho compatível com a normalidade para o Teste de Fala com Ruído. Conclusão: O APDQ mostrou- se um instrumento de triagem confiável, na identificação de indivíduos com TDAH e risco para TPAC considerando que os participantes que apresentaram desempenho inferior, em pelo menos um dos domínios do APDQ, tiveram alteração em uma das habilidades auditivas avaliadas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1560
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1560


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