APLICABILIDADE DO AUDITORY PROCESSING DOMAINS QUESTIONNAIRE (APDQ) EM UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE.
Delecrode, C. R. ;
Alves, L. O. ;
Cardoso, A. C. V. ;
Introdução: Questionários e escalas são recomendados para auxiliar na triagem de indivíduos em risco de Transtorno de Processamento Auditivo Central (TPAC), pois proporcionam conhecimento sobre a comunicação e seu impacto funcional no desempenho do indivíduo, porém, no Brasil, há uma carência de tais instrumentos com rigor metodológico. A aplicação de um instrumento, como o The Auditory Processing Domains Questionnaire (APDQ), pode auxiliar os profissionais quanto ao encaminhamento de indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para o diagnóstico do TPAC. Objetivo(s): Identificar o risco para transtorno de processamento auditivo central através de um questionário e avaliar as habilidades auditivas. Método: o trabalho foi aprovado, sobnúmero 0674/2013, pelo Comite de Ética da instituição de realização da pesquisa. Participaram deste estudo 11 jovens universitários com diagnóstico de TDAH, na faixa etária entre 18 e 26 anos, de ambos os sexos. Para atingir o objetivo proposto aplicou-se o questionário The Auditory Processing Domains Questionnaire (APDQ). Além disso, foi realizada avaliação audiológica básica e comportamental do processamento auditivo central (Teste de Padrão de Frequência, Random Gap Detection Test (RGDT), Teste Dicótico de Dígitos, Masking Level Difference (MLD), Teste de Fala com Ruído e Identificação de Sentenças Sintéticas com Mensagem Competitiva Ipsilateral). Resultados: A análise dos escores dos participantes no questionário APDQ mostrou que todos apresentaram algum risco para o TPAC, sendo que 100% dos participantes apresentaram desempenho inferior para o domínio atenção, 82% para o domínio processamento auditivo e 54,5% para o domínio linguagem. Na avaliação comportamental do processamento auditivo, todos os participantes apresentaram alteração em, pelo menos, um dos testes aplicados, sendo que os testes com maior índice de alteração foram o Teste Dicótico de Dígitos (82,2%) e o de Padrão de Frequência (72,7%). No entanto, 100% dos participantes apresentaram desempenho compatível com a normalidade para o Teste de Fala com Ruído. Conclusão: O APDQ mostrou- se um instrumento de triagem confiável, na identificação de indivíduos com TDAH e risco para TPAC considerando que os participantes que apresentaram desempenho inferior, em pelo menos um dos domínios do APDQ, tiveram alteração em uma das habilidades auditivas avaliadas.
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