40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO DE RASTREIO DA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 36 MESES EM UM SERVIÇO PÚBLICO DE MONITORAMENTO AUDITIVO
DUARTE, D.S.B. ; BRITTO, D.B.L.A. ; QUEIROGA, B.A.M. ; QUEIROZ, J.P.S. ; CARVALHO, W.L.F. ; SILVA, L.S.G. ; MELO, S.C.S. ; ADVÍNCULA, K.P. ;

INTRODUÇÃO: A neuroplasticidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da comunicação infantil, especialmente nos primeiros anos de vida. Durante esse período, diversos marcos de desenvolvimento da comunicação podem ser observados em momentos específicos. Nesse contexto, o uso de instrumentos de rastreio tem se mostrado essencial, pois permite que pais e profissionais de saúde acompanhem e monitorem o desenvolvimento infantil de forma eficiente. No contexto do monitoramento auditivo, em que crianças com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva ou que falharam na Triagem Auditiva Neonatal Universal são avaliadas regularmente, a aplicação do Instrumento de Rastreio da Comunicação, além dos exames auditivos, parece ser de suma importância. Essa abordagem possibilita não apenas acompanhar a maturação do sistema auditivo, mas também monitorar o desenvolvimento da comunicação em paralelo, considerando a estreita relação entre elas. OBJETIVO: Descrever a utilização de um instrumento de rastreio da comunicação em um serviço público de monitoramento auditivo. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo acerca da utilização do Instrumento de Rastreio da Comunicação de crianças de 0 a 36 meses em um serviço público de monitoramento auditivo de uma clínica-escola de Fonoaudiologia. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer de nº 6.071.305. RESULTADOS: O serviço de monitoramento auditivo atendeu o total de 490 pacientes encaminhados pelo setor de triagem auditiva de um hospital parceiro. A abordagem realizada inclui o reteste das emissões otoacústicas, a avaliação auditiva comportamental, o potencial evocado auditivo de tronco encefálico e a aplicação do Instrumento de Rastreio da Comunicação. Esse instrumento, composto por dez questões objetivas organizadas em nove categorias correspondentes a faixas etárias específicas, atua como indicador e reforça a prática centrada na família, caracterizada por dimensões relacionais e participativas. Para ser considerada fora de risco de alterações no desenvolvimento da comunicação, a criança deve atingir uma pontuação superior a 15. Crianças com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva são acompanhadas a cada três meses e, em cada visita, realizam novamente todos os exames e testes, assegurando um monitoramento rigoroso dos resultados. Quando o Instrumento de Rastreio da Comunicação aponta risco no desenvolvimento, além do monitoramento periódico, a família recebe orientações específicas para estimulação da comunicação, independentemente dos achados audiológicos ou do diagnóstico clínico final. Na prática, identificou-se que 25,11% das crianças apresentaram uma pontuação que indicava atenção, enquanto 11,84% apresentaram pontuação indicativa de risco. Esses dados sugerem que crianças com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva, mesmo sem alterações audiológicas, podem apresentar comprometimentos no desenvolvimento da comunicação. CONCLUSÃO: A aplicação do Instrumento de Rastreio da Comunicação em um serviço de monitoramento auditivo demonstrou ser uma prática relevante para a identificação precoce de riscos no desenvolvimento da comunicação em crianças com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva. A integração entre o acompanhamento da maturação auditiva e as intervenções voltadas à estimulação da comunicação mostrou-se fundamental para promover um cuidado integral e eficiente. Essa experiência destaca a importância de outros serviços de monitoramento auditivo incorporarem a avaliação e o monitoramento do desenvolvimento da comunicação como parte de suas práticas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1563
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1563


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