40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TPAC E A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE: FERRAMENTAS DE TRIAGEM EM IDADES PRÉVIAS À ESCOLARIZAÇÃO
Pimentel, M. F. ; Britto, D. B. L. A. ; Silva, M. K. S. ;

Introdução: O Transtorno do Processamento Auditivo Central refere-se a dificuldades na interpretação de sons, mesmo com audição periférica normal, prejudicando a linguagem e as habilidades acadêmicas, especialmente em crianças pré-escolares. A identificação precoce é crucial para mitigar esses impactos. Ferramentas de triagem são fundamentais, pois oferecem dados iniciais que permitem identificar crianças em risco. Essas ferramentas avaliam habilidades como discriminação, memória e atenção auditiva, essenciais para o desenvolvimento linguístico e cognitivo. Objetivo: Descrever as principais ferramentas de triagem disponíveis para a identificação precoce do Transtorno do Processamento Auditivo Central na Idade Escolar. Metodologia: A revisão integrativa aconteceu no mês de dezembro de 2024, utilizou a metodologia integrativa baseada nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA e teve a seguinte pergunta norteadora: "Quais as principais ferramentas de triagem disponíveis para a identificação precoce do Transtorno do processamento auditivo central na Idade escolar?". Foram consultadas as bases de dados: PubMed, SciELO e Google Scholar, com os descritores MeSH "Auditory Perception", "Screening" e"Preschool", combinados com o operador booleano "AND". A pesquisa incluiu artigos publicados nos últimos 15 anos, nos idiomas português Brasil e inglês, com a exclusão de literatura cinzenta. A seleção dos artigos foi conduzida por um revisor independente, que avaliou os estudos com base em critérios predefinidos e organizou os resultados em quadros para facilitar a interpretação. Resultados: Dos 67 estudos encontrados inicialmente, 45 foram excluídos com base no título e 15 pelo resumo, resultando em quatro artigos para análise detalhada. A amostra analisada incluiu 287 crianças pré-escolares com média de idade 5,43 anos, sem queixas auditivas, avaliadas com ferramentas de triagem do processamento auditivo central em ambientes não tratados acusticamente. O teste Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo foi a única ferramenta utilizada nos artigos, evidenciando a escassez de opções específicas para crianças pré-escolares. A Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo mostrou-se promissora, destacando-se por sua facilidade de aplicação em escolas e clínicas básicas, sem necessidade de condições laboratoriais específicas. Isso a torna uma alternativa viável para populações com menor acesso a recursos especializados. No entanto, os estudos também evidenciaram a limitação de diversidade metodológica, reforçando a necessidade de novas pesquisas que validem e ampliem o uso de ferramentas para triagem do Transtorno do Processamento Auditivo Central nessa faixa etária. Conclusão: A identificação precoce do Transtorno do Processamento Auditivo Central é essencial para minimizar impactos no desenvolvimento infantil. Apesar da escassez de estudos específicos para pré-escolares, a ASPA demonstrou eficácia na triagem inicial do PAC, especialmente em contextos com recursos limitados. A aplicação dessas ferramentas deve integrar abordagens multidisciplinares, envolvendo profissionais de educação e Fonoaudiologia, para garantir um acompanhamento integral e efetivo das crianças, promovendo seu pleno desenvolvimento cognitivo e linguístico.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1570
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1570


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