SURDEZ EM DIFERENTES CONTEXTOS: RODA DE CONVERSA ENTRE USUÁRIOS DE LIBRAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
ALVES, G. M. ;
LIMA, D. M. M. ;
LOURENÇO, Í. M. M ;
NEVES, M. Á. ;
GOMES, L. C. S. ;
Gândara, M. E. C. ;
Dadá, M. J. S. ;
FRAGOSO, R. T. M. ;
SILVA, I. M. C. ;
Introdução: A surdez apresenta ampla diversidade dentro da própria comunidade surda. Algumas pessoas utilizam tecnologias assistivas, como implantes cocleares e aparelhos auditivos, enquanto outras optam por não adotá-las. No Brasil, essa pluralidade é evidente na comunicação: alguns surdos utilizam exclusivamente a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), outros preferem a oralização, e há aqueles que empregam ambas as formas. Estudos apontam que crianças surdas se desenvolvem plenamente ao adquirir uma língua visual-espacial como a LIBRAS, semelhante à aquisição de línguas orais. No entanto, muitas crianças surdas nascem em famílias ouvintes e enfrentam barreiras para acessar um ambiente linguístico adequado. Diante desse cenário, o projeto Libras: Comunicação e Inclusão promoveu uma roda de conversa em uma instituição de ensino no Distrito Federal. Objetivos: Os objetivos do trabalho foram promover o diálogo sobre os desafios enfrentados pela comunidade surda em diferentes contextos, sensibilizar sobre a diversidade de formas de comunicação e reforçar a importância da autonomia dos surdos. Além disso, buscou-se fomentar práticas interdisciplinares entre fonoaudiologia, LIBRAS e redes de apoio. Metodologia: Por meio da realização de uma roda de conversa, envolvendo diferentes atores relacionados à comunicação e relação entre as comunidades surda e ouvinte, o evento foi realizado em parceria com a Central de Intermediação de Libras e de outros profissionais. O evento reuniu intérpretes, familiares de surdos, usuários de LIBRAS e surdos bilíngues, criando um espaço colaborativo para a troca de experiências. A diversidade dos participantes enriqueceu as discussões, que abordaram temas como educação, mercado de trabalho, lazer e interações sociais, proporcionando um espaço rico para reflexão e aprendizado mútuo. Resultados: A roda de conversa foi conduzida pelos facilitadores e proporcionou dentre participantes da comunidade acadêmica e externa reflexões sensíveis sobre a pluralidade das vivências da comunidade surda, identificando soluções práticas para a melhoria da acessibilidade e a criação de políticas públicas mais humanizadas. Os relatos pessoais destacaram a necessidade de ampliar estudos e práticas interdisciplinares entre fonoaudiologia e LIBRAS, promovendo estratégias integradas e eficazes para a inclusão. O ambiente colaborativo facilitou a identificação de boas práticas e reforçou a relevância de eventos como este para conscientização e promoção de redes de apoio. Conclusão: Conclui-se que o evento foi uma iniciativa de grande impacto, abordando de forma sensível os desafios e avanços na inclusão das pessoas surdas. A diversidade de participantes ampliou o entendimento das múltiplas realidades da surdez e ressaltou a importância de respeitar a riqueza cultural e linguística dessa comunidade. A atividade reforçou a necessidade de políticas públicas inclusivas e práticas interdisciplinares, contribuindo para uma sociedade mais acessível e justa.
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