DESCRIÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DOS TESTES DICÓTICOS COM ESTÍMULO DE FALA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: REVISÃO INTEGRATIVA.
COSTA, P.E.P. ;
CASTRO, M. P. ;
Introdução: A investigação da escuta dicótica é um importante procedimento para identificar o desempenho das habilidades auditivas de figura fundo (integração binaural) e de atenção direcionada (separação binaural), durante a avaliação do processamento auditivo central (PAC). Os testes dicóticos auditivos, também, ajudam dimensionar a maturação do sistema nervoso auditivo central, a partir da observação da transferência de informação inter-hemisférica. No Brasil, os testes dicóticos com estímulos de fala utilizados frequentemente na avaliação do PAC são: Teste dicótico de dígitos (TDD), Teste dicótico consoante vogal (TDCV) e Teste dicótico de dissílabos alternados no português (SSW).
Objetivo: Analisar os achados de estudos brasileiros que utilizaram os testes dicóticos com estímulos de fala (TDD e SSW), para identificar e comparar a contribuição destes no diagnóstico e na avaliação do efeito da intervenção dos transtornos do processamento auditivo central (TPAC).
Método: Pesquisa de revisão bibliográfica integrativa sobre a contribuição dos testes TDD e SSW como procedimentos da metodologia de estudos brasileiros, dos últimos 20 anos. Utilizou-se os testes (TDD e SSW) por apresentarem estímulos de fala semelhantes (dissílabos), assim como, semelhança na execução da tarefa (repetir todos os estímulos apresentados, em ambas as orelhas). Amostra de 25 artigos, levantados nas plataformas de base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BIREME (Pubmed, Lilacs, Index Psicologia) e do Portal CAPES, a partir da combinação dos descritores: audição, processamento auditivo, TDD e teste SSW, combinados com o boleador “AND”.
Resultados: Identificou-se que os testes TDD e SSW foram utilizados na avaliação do PAC, em diferentes faixas etárias (a partir de 07 anos, adultos e idosos) e em indivíduos com diferentes condições clínicas (sem queixas clínicas; com dificuldades de atenção e memória; transtorno de desenvolvimento de fala e aprendizagem escolar; perda auditiva; autismo; doença de Parkinson; traumatismo crânio-encefálico e doença renal). Os dados demonstraram que ambos os testes auxiliaram na avaliação efetiva da habilidade auditiva de figura fundo (integração binaural), nas diferentes populações estudadas. Apesar dos resultados apresentarem-se alterados, em ambos os testes, em alguns estudos observou-se desempenho inferior no teste SSW, quando comparado com o TDD, aspecto justificado pelo fato do TDD apresentar menor carga linguística e um conjunto fechado ser utilizado na avaliação (números de 04 a 09). Os achados demonstraram que os testes apresentam boa sensibilidade para identificar as alterações da habilidade auditiva de figura fundo (integração binaural) e o efeito dos procedimentos de intervenção do TPAC.
Conclusão: Os testes TDD e SSW são fundamentais no diagnóstico dos TPAC, assim como, na análise dos efeitos da intervenção de treinamento das habilidades auditivas, sendo possível utilizar os respectivos achados, de forma concomitante e não excludente.
DADOS DE PUBLICAÇÃO