40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PERFIL AUDIOLÓGICO E SINTOMAS AUDITIVOS E EXTRA-AUDITIVOS EM TRABALHADORES DE UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS - PB
Silva, W. C. M. A. ; Sousa, R. N. P. ; Lucena, K. C. O. ; Santos, M. M. ; Freitas, I. C. ; Santos, A. B. O. ; Silva, I. K. L. B. ; Paiva, M. A. A. ;

INTRODUÇÃO: O ruído é um dos principais fatores de risco à saúde auditiva no ambiente de trabalho, sendo capaz de causar perda auditiva e afetar outros sistemas do corpo, gerando sintomas auditivos e extra-auditivos. Nesse contexto, a Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO), principal causa de perda auditiva sensorioneural em adultos, está diretamente relacionada à exposição prolongada a níveis elevados de pressão sonora. Assim, medidas preventivas, como o uso de protetores auriculares e o monitoramento audiológico, são essenciais para a proteção da saúde auditiva.
OBJETIVO: Analisar o perfil audiológico e a presença de sintomas auditivos e extra-auditivos em trabalhadores de uma cooperativa de reciclagem no município de Cajazeiras, PB.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº6.019.294. O estudo foi realizado na clínica-escola de Fonoaudiologia de uma instituição de ensino superior, envolvendo trabalhadores de uma cooperativa de reciclagem do município de Cajazeiras. Foram realizados os seguintes procedimentos: anamnese audiológica, aplicação do Protocolo de Impacto do Ruído na Saúde Auditiva do Trabalhador(SANTOS; ANDRADE; SOARES, 2016), meatoscopia, imitanciometria, audiometria tonal e logoaudiometria.
RESULTADOS: A amostra foi composta por sete trabalhadores expostos ao ruído, com idade média de 33,5 anos. A maioria dos participantes (85%, n=6) possuía entre 1 e 2 anos de exposição ao ruído, e todos utilizavam protetores auriculares. Na anamnese, 42,9% dos participantes relataram dificuldades na colocação dos protetores.
Quanto às queixas auditivas, as mais frequentes foram: zumbido (71,4%, n=5), sensação de ouvido abafado (71,4%, n=5), desconforto a sons intensos (71,4%, n=5) e dificuldade na compreensão da fala (85,8%, n=6). As queixas extra-auditivas mais prevalentes incluíram: tontura (85,8%, n=6), vertigem (71,4%, n=5), enjoo (71,4%, n=5), irritabilidade (100%, n=7), sensação de mente cansada (100%, n=7), dor de cabeça (85,8%, n=6) e ansiedade (100%, n=7).
Na avaliação audiométrica, apenas um participante apresentou perda auditiva sensorioneural de grau leve, enquanto os demais apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. Na logoaudiometria, nenhum participante apresentou dificuldade na compreensão de fala. Quanto à imitanciometria, 71,4% (n=5) dos participantes apresentaram curva timpanométrica do tipo A, indicando normalidade, enquanto 28,6% (n=2) apresentaram curva do tipo Ar, sugerindo baixa mobilidade do sistema tímpano-ossicular.
A perda auditiva identificada apresentou características compatíveis com a PAIRO, incluindo alterações nas frequências de 3, 4 e 6 kHz, típicas da exposição prolongada ao ruído. Esses resultados sugerem que, mesmo com poucos anos de exposição, o ruído ocupacional já pode causar danos auditivos significativos.
CONCLUSÃO: Apesar do curto tempo de exposição ao ruído, as alterações audiométricas observadas indicam uma perda auditiva induzida por ruído. Embora o grau da perda auditiva seja leve, os achados podem estar relacionados ao uso inadequado ou à falta de efetividade do equipamento de proteção individual (plug) e ao cuidado insuficiente com a saúde auditiva. Ademais, todos os participantes relataram queixas auditivas e extra-auditivas, como zumbido, dificuldade na compreensão da fala, tontura e ansiedade. Esses resultados reforçam a importância de implementar medidas preventivas eficazes para proteger a saúde auditiva e geral dos trabalhadores expostos ao ruído ocupacional.



DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1586
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1586


EXPOSITORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ANFITRIÃO

APOIO


Recife Expo Center
Rua Cais Santa Rita, 156
São José - Recife - PE
Cep: 50020-665
Desenvolvido por Dinamk Tech