DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES TERAPÊUTICAS PARA TREINAMENTO AUDITIVO
DIAS, A. L. C. S. ;
GARCIA, T. R. ;
Latt, S. M. B. ;
A audição desempenha papel essencial na comunicação humana, sendo processada por sistemas periféricos e centrais. Alterações no processamento auditivo podem ocorrer de duas formas principais: como Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), em indivíduos com audição periférica normal, ou como consequência de uma perda auditiva, que inevitavelmente impacta as habilidades auditivas. Ambas as condições dificultam a interpretação de sons e comprometem funções como fechamento auditivo, discriminação e figura-fundo auditiva. O envelhecimento, associado à redução de neurotransmissores como o GABA, também agrava essas dificuldades, especialmente na inibição de ruídos. Estudos indicam que músicos idosos preservam melhor essas funções devido ao maior engajamento auditivo. Este estudo tem como objetivo criar e aplicar atividades terapêuticas para treinamento auditivo em indivíduos de 18 a 90 anos, incluindo idosos e usuários de próteses auditivas com TPAC, e investigar as diferenças entre TPAC decorrente da idade e TPAC associado a perdas auditivas metabólicas ou condições como diabetes e uso de medicamentos ototóxicos. Essas condições afetam habilidades como fechamento auditivo, discriminação de graves e agudos, figura-fundo auditiva e memória auditiva. As atividades foram desenvolvidas em apresentações interativas utilizando áudios modulados no software Audacity, com variações controladas de frequência, intensidade e duração. A ordenação temporal será trabalhada com estímulos de tons longos e curtos em diferentes sequências, enquanto a figura-fundo auditiva será estimulada por tarefas de compreensão de fala em meio a ruídos diversos. O fechamento auditivo envolverá a identificação de palavras incompletas ou distorcidas. A interação binaural, por sua vez, utilizará sons alternados entre os dois ouvidos para localização e identificação sonora. A hierarquia das habilidades auditivas guiará a progressão terapêutica, abordando inicialmente a detecção, seguida por discriminação, reconhecimento, compreensão, memória auditiva e atenção auditiva. Além disso, será dada ênfase às diferenças entre TPAC em idosos e perdas auditivas metabólicas, destacando a relação com condições sistêmicas. A aplicação prática visa avaliar a eficácia dessas atividades na reabilitação auditiva, promovendo melhorias na comunicação e na qualidade de vida dos participantes. Os resultados esperados incluem o aprimoramento das habilidades auditivas e uma maior autonomia funcional, reforçando a relevância de intervenções fonoaudiológicas terapêuticas baseadas em evidências. Conclui-se que o treinamento auditivo é uma ferramenta eficaz na reabilitação de indivíduos com TPAC, em especial os idosos, mitigando os impactos do envelhecimento no processamento auditivo central e na comunicação.
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