40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Delgado Pinheiro, E.M.C. ; Santos, F.R. ;

Introdução: O uso de estratégias adequadas por professores de crianças com deficiência auditiva que utilizam aparelho de amplificação sonora individual (AASI) ou implante coclear (IC) é imprescindível para o desenvolvimento desta criança na escola, podendo impactar nos demais contextos vivenciados por ela. Assim, o conhecimento dos recursos utilizados por professores no cenário educacional, podem subsidiar condutas em relação às ações de parceria entre as áreas da Educação e Saúde, uma vez que a escola é o local em que a criança passa um importante período. Essa pesquisa integra um projeto mais amplo que realizou o acompanhamento de alunos deficientes auditivos, com o engajamento das equipes das áreas da Educação e Saúde. Objetivo: Descrever as estratégias relatadas por professores da Educação Infantil de crianças com perda auditiva, usuárias de AASI ou IC, durante um ano letivo. Método: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer nº 1.591.810). Participaram sete professores da Educação Infantil que lecionavam para seis alunos com perda auditiva, inseridos em um programa de reabilitação auditiva. Dentre os alunos, um era usuário de IC unilateral com AASI contralateral, quatro de AASI bilateral e um de AASI unilateral. Todos apresentavam perda auditiva sensório neural, sendo cinco bilaterais e um unilateral. Em relação ao grau, dois apresentavam perda auditiva moderada, um severa, dois profunda e um profunda unilateral. Durante um ano foram realizadas reuniões mensais, em grupo e aplicados dez questionários para acompanhamento mensal, respondido por cada professor(a) participante, totalizando 70 questionários de acompanhamento. Os relatos referentes às estratégias utilizadas em sala de aula foram obtidos por meio de registro cursivo. Os dados foram analisados por dois pesquisadores, mediante consenso, qualificando as respostas conforme as categorias, baseadas no Instrumento de Identificação do Risco Educacional. As categorias utilizadas na análise foram: “Acadêmica”, “Atenção”, “Comunicação”, “Comportamento”, “Dispositivo” e “Participação em sala de aula”. Resultados: As categorias com maior número de estratégias relatadas gradativamente, no transcorrer do período letivo foram a “Acadêmica”, sendo relatado, por exemplo, atividades em dupla, utilização de imagens, histórias, alfabeto móvel, seguida da categoria “Comunicação”, em que foram citadas como estratégias, por exemplo, falar próximo, pausadamente, na altura da criança, recursos visuais associados à fala Os dados demonstram que as outras categorias não foram enfatizadas. Conclusão: As estratégias utilizadas pelos professores estão centradas nos aspectos acadêmicos e de comunicação com o aluno, demonstrando o impacto do engajamento de profissionais das áreas da Educação e Saúde no desenvolvimento de crianças que participam de um programa de reabilitação auditiva, nesse nível do ensino. Há necessidade de se observar as categorias não enfatizadas, entre elas a referente ao “Dispositivo”, considerando que é salutar que os profissionais da área da Educação verifiquem se o dispositivo tecnológico de acesso aos sons da fala encontra-se em funcionamento.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1596
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1596


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