40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ESPECTROSCOPIA DE LUZ INFRA-VERMELHO PRÓXIMO COM ESTÍMULOS DE FALA EM ADULTOS E ESCOLARES NORMO-OUVINTES
Soares, I. A. ; Gomes, L. F. ; Morya, E. ; Balen, S. A. ;

Introdução: A audição é um importante sentido que sofre influência direta de fatores genéticos, biológicos, psicossociais e ambientais, indicando o caráter singular da capacidade auditiva. Dessa forma, boas condições estruturais, nutricionais e funcionais asseguram um desenvolvimento auditivo e cognitivo adequado, garantindo qualidade de vida e bem-estar social. As deficiências auditivas podem influenciar no Processamento Auditivo Central (PAC), sendo este o nome dado às funções executadas no sistema auditivo central. Com o avanço da neurociência, vários métodos de neuroimagem são utilizados para captar atividade cerebral de um indivíduo. Dentre os métodos utilizados, destaca-se a Espectroscopia de Luz Infravermelho Próximo (fNIRS) por sua boa resolução espacial, portabilidade e tolerância a movimentações leves. Objetivo(s): Analisar a hemodinâmica cerebral de adultos e escolares a partir da condição passiva de escuta de estímulos de fala /ba/ e /da/. Metodologia: Estudo transversal, prospectivo e analítico com aprovação do Comitê de Ética (número do parecer: 5.389.138). Os sujeitos e responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A amostra consistiu em 27 sujeitos, sendo 11 escolares e 16 adultos, nas faixas-etárias de 10 a 13 anos e 18 a 49 anos, respectivamente. Todos haviam realizado procedimentos prévios que indicaram normalidade na audição: presença de Emissões Otoacústicas e/ou um screening audiométrico. O fNIRS foi realizado com Optodos (oito de emissão e oito de detecção) formando 20 canais posicionados na região temporal de ambos os hemisférios cerebrais e inserido fones com os estímulos /ba/ e /da/ a 300ms na intensidade de 80dBNA. Para o registro das respostas do fNIRS, os sujeitos permaneceram sentados, com olhos fechados e em estado de repouso evitando realizar movimentações bruscas. Os critérios de inclusão para ambos os grupos foram: indivíduos saudáveis com testes audiológicos com indicativos de normalidade auditiva, enquanto que os critérios de exclusão foram: indivíduos com histórico ou relato de presença de síndromes ou alterações neurológicas/deficiências auditivas. Foi utilizada estatística inferencial de acordo com a distribuição de normalidade dos dados, sendo adotado o nível de significância de 5%. Resultados: Foi visualizado que a hemodinâmica cerebral para os estímulos /ba/ e /da/ é semelhante entre adultos e escolares, exceto no lobo temporal posterior esquerdo para /ba/, tal achado pode estar associado ao desenvolvimento da via auditiva e melhor inteligibilidade da fala. Outrossim, o aumento de HbO no hemisfério esquerdo também relaciona-se ao fato deste ser o hemisfério onde ocorre predominantemente o processamento da linguagem. Os valores de /ba/ foram consideravelmente superiores aos valores de /da/, indicando que os grupos dos escolares e dos adultos apresentaram atividade cortical significativamente diferente para os estímulos expostos, demonstrando processamento de via auditiva central diferente mesmo com sílabas semelhantes entre si. Conclusões: Portanto, a segregação dos hemisférios demonstra o refinamento das habilidades auditivas e cognitivas durante a transição do período da infância até a fase adulta, mesmo com ambos os grupos discriminando os estímulos de fala expostos durante o experimento.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1598
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1598


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