TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Ferreira, E. F. ;
Silva, S. A. ;
Cunha, V. L. C. ;
Lima, D. O. ;
Rosa, M. R. D. ;
INTRODUÇÃO: A triagem do PAC é fundamental para identificar sinais de dificuldades auditivas de maneira rápida e eficiente. Embora o diagnóstico definitivo seja realizado apenas aos 7 anos, devido ao amadurecimento do sistema nervoso central, a triagem em crianças menores desempenha um papel essencial. Identificar e monitorar esses casos antes dos 7 anos possibilita a aplicação de estratégias preventivas e intervenções que promovam o desenvolvimento auditivo e cognitivo adequado. OBJETIVO: Analisar a importância da triagem no PAC e a relevância do diagnóstico precoce. METODOLOGIA: Estudo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentada em uma pesquisa de revisão integrativa selecionados a partir das seguintes bases: PUBMED, SCIELO, LILACS e BVS com artigos dos últimos 5 anos disponíveis na íntegra, a partir dos descritores DECS/ MESH : Hearing; Hearing Tests, Child, Learning, Auditory Perception. Os critérios de elegibilidade foram definidos por crianças menores de 7 anos que tenham realizado triagem do PAC. Resultados: De acordo com a leitura dinâmica dos títulos e abordagem do conteúdo foram encontrados um total de 214 artigos, entretanto, 21 duplicados. Foram excluídos 203 estudos por não abordarem os critérios de elegibilidade, totalizando 11 estudos selecionados para o desenvolvimento dessa pesquisa. No contexto internacional, destacam-se métodos como o Feather Squadron e o Teste de Triagem do Processamento Auditivo. No Brasil, as práticas mais comuns incluem a avaliação simplificada do PAC e a bateria de Zaidan. O Teste Dicótico de Dígitos (TDD) também é considerado uma ferramenta eficaz para triagem, especialmente quando associados a questionários de autopercepção, como a Escala de Comportamentos Auditivos (SAB). As crianças com dificuldades de aprendizagem apresentaram maior probabilidade de falhas em avaliações auditivas em comparação às crianças com desenvolvimento típico. Essa população demonstrou um desempenho inferior em habilidades como ordenação temporal e integração dicótica, evidenciando a necessidade de triagens auditivas para a identificação precoce das dificuldades. Além disso, foram observadas diferenças socioeconômicas relevantes, crianças de escolas particulares tiveram desempenho superior em vocabulário receptivo e tarefas de processamento auditivo quando comparadas às de escolas públicas, o que reforça a influência do contexto socioeconômico no desempenho acadêmico e auditivo. CONCLUSÃO: A triagem do PAC desempenha um papel fundamental na identificação precoce de dificuldades auditivas, permitindo a implementação de intervenções que favorecem o plano auditivo e cognitivo. Métodos como o TDD e questionários de autopercepção demonstram eficácia tanto no Brasil quanto em contextos internacionais.
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