APLICAÇÃO DO TESTE DE DÍGITOS NO RUÍDO EM CAMPO SONORO PARA CRIANÇAS USUÁRIAS DE AASI - ESTUDO PILOTO
Boldrin, A. C. R. B. ;
Oliveira, A. L. G. R. ;
Santos, L. C. ;
Brazorotto, J. S. ;
Balen, S. A. ;
Ferrari, D. V. ;
Introdução: Na população pediátrica, a avaliação da percepção de fala no ruído como medida de resultado é essencial para compreender o desempenho auditivo em situações comunicativas mais próximas de ambientes reais, verificar se objetivos terapêuticos foram alcançados, orientar a tomada de decisão clínica, dentre outros. No entanto, há uma carência de testes desta natureza no português brasileiro. O Teste de Dígitos no Ruído (TDR) utiliza trios de dígitos apresentados em ruído estacionário para determinar o limiar de reconhecimento de fala (LRF). É um procedimento de conjunto fechado, rápido e requer baixa competência linguística e memória. Objetivo: Analisar a viabilidade de aplicação do TDR em campo sonoro para a avaliação da percepção de fala no ruído em crianças. Metodologia: Estudo observacional transversal (aprovação ética - parecer: 7.316.451). Participaram 8 crianças (3 a 6 anos de idade), com deficiência auditiva sensorioneural (n=7) e mista (n=1), unilateral moderada (n=1) ou bilateral (n=7), de grau leve (n=1), moderada (n=2), severa (n=3) e profunda (n=1). Todas eram usuárias de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) por pelo menos 1 ano. O TDR e o HINT-Brasil foram aplicados (ordem contrabalanceada) em uma sala acusticamente tratada, sendo o sinal e ruído apresentados na mesma caixa acústica posicionada em 0º azimute e a um metro de distância do participante. O nível inicial de apresentação da fala e ruído foi igual a 70 dBA (relação sinal/ruído = 0 dB), posteriormente apenas o nível do estímulo de fala variou em degraus de 4 a 2 dB, conforme acerto ou erro do participante. Ao final, o LRF foi calculado pelo software de aplicação de cada procedimento. O tempo para aplicação dos testes foi cronometrado. Resultados: A administração dos testes foi possível para oito (TDR) e cinco (HINT) crianças. O tempo médio de aplicação do HINT e TDR foi, respectivamente, de 5,7 e 6,2 minutos. Como esperado, LRF mais favoráveis foram obtidas para o TDR (variação de -2 a 17,7 dB) do que para o HINT (variação de 5,98 a 19,55 dB. LRF melhores foram obtidos para crianças com perda auditiva leve e moderada. A influência de outras variáveis como o uso diário do AASI e habilidades comunicativas verbais serão discutidas. Conclusão: Os resultados preliminares sugerem que a administração do TDR pode ser viável para crianças a partir de 3 anos, usuárias de AASI. Será dada continuidade ao estudo para avaliação de uma amostra maior e comparação com outros testes de percepção da fala.
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