PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O USO DO BOOK CREATOR NO ESTUDO DA AUDIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Santana, Y. B ;
Barreto, J. S. ;
Albuquerque, A. G. D. R. ;
Araújo. E. S. ;
Introdução: No âmbito educacional, estratégias interativas e recursos tecnológicos estão sendo frequentemente explorados como metodologias para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a utilização de plataformas como o Book Creator, pode ser uma estratégia facilitadora para a aquisição do conhecimento na área da audiologia, ao tornar o ensino mais atrativo. Além disso, implica em maior motivação e autonomia no aprendizado e colabora para compreensão dos conteúdos de forma eficaz. Objetivos: Descrever a percepção dos discentes com a experiência de utilizar o Book Creator para a construção de um material virtual de estudos na área da audiologia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo em relação à utilização do Book Creator como uma ferramenta interativa em audiologia. O material virtual, denominado “Guia de Bolso”, foi desenvolvido em 2024.2 por 12 discentes matriculados em um estágio clínico supervisionado em audiologia do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. A docente responsável em conjunto com duas monitoras e uma pós-graduanda em docência assistida, planejaram previamente os conteúdos e as orientações para construção do livro. Com o intuito de auxiliar nos atendimentos clínicos e fornecer conteúdo complementar aos casos atendidos, o material foi construído com os seguintes temas: procedimentos da avaliação audiológica básica, incluindo desde a entrevista fonoaudiológica e meatoscopia, até o mascaramento clínico; patologias que causam perdas auditivas do tipo condutiva; principais etiologias da perda auditiva sensorioneural e, curiosidades em audiologia. Os discentes ficaram responsáveis em produzir o material com o auxílio de referências bibliográficas e de ferramentas de inteligência artificial. Salienta-se que os materiais produzidos foram corrigidos semanalmente pela docente responsável e pós-graduanda em docência assistida. Ao final da disciplina, investigou-se a percepção dos discentes, via Google Forms, para avaliar a contribuição deste recurso para o processo de aprendizagem. Por meio da escala Likert, foi atribuída uma nota de 0 a 4, em que 0 correspondeu a “discordo totalmente” e 4 “concordo totalmente”, e, uma escala 0 a 10 referente à contribuição da ferramenta para a aquisição do conhecimento. Além disso, foi disponibilizado um espaço aberto para comentários. Resultados: O Book Creator é uma plataforma digital interativa que permite criar livros eletrônicos personalizados de forma simples e criativa (bookcreator.com), com opção de conta gratuita com seus recursos básicos. Todos os alunos matriculados participaram efetivamente da proposta, elaboraram os conteúdos com embasamento científico, utilizaram recursos visuais diversos e responderam o formulário (n=12), sendo evidente a percepção de relevância do material, já que 58,3% dos discentes concordaram totalmente e 41,7% concordaram parcialmente. Em relação à contribuição dessa ferramenta para os estudos, as respostas variaram entre as notas 8 (66,7%), 9 (8,3%) e 10 (25%). Na percepção dos alunos “ A utilização do book creator auxilia na memorização e consolidação das informações”. Conclusão: A utilização da ferramenta Book Creator como metodologia ativa mostrou-se como um recurso facilitador para o processo de aprendizagem na área da audiologia, ao promover maior engajamento dos discentes e favorecer a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa.
DADOS DE PUBLICAÇÃO