ESTRATÉGIAS PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DA PERDA AUDITIVA EM LACTENTES: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA REVISÃO DE ESCOPO
LOPES, A. D. S. ;
CARVALHO FILHO, A. P. de ;
SILVA, S. de A. ;
FONSECA, R. O. da ;
ALMEIDA, M. C. O. de ;
MEDEIROS, M. H. ;
REIS, R. A. ;
TAVEIRA, K. V. M. ;
CAVALCANTI, H. G. ;
Introdução: A audição desempenha um papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento da linguagem. A perda auditiva, caracterizada por qualquer alteração ou distúrbio que comprometa a capacidade de ouvir e discriminar sons, pode afetar significativamente esse processo. Assim, o diagnóstico precoce de deficiências auditivas e a intervenção imediata são efetivos para promover o desenvolvimento auditivo o mais próximo possível do normal. Objetivo: Mapear a síntese de evidências sobre as estratégias utilizadas para o diagnóstico precoce de perda auditiva em bebês. Métodos: Esta revisão de escopo foi conduzida conforme a metodologia do Joanna Briggs Institute para revisões de escopo e foi cadastrada na plataforma open science framework - OSF. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases EMBASE, LILACS, PubMed/Medline, Scopus e Web of Science, complementada por busca manual na literatura cinzenta em Google Acadêmico e ProQuest Theses and Dissertations. As estratégias de busca e combinações de descritores foram ajustadas para cada base de dados. A revisão incluiu estudos envolvendo bebês diagnosticados com perda auditiva, tanto unilateral quanto bilateral, visando mapear e sintetizar as estratégias de diagnóstico precoce. Foram excluídos estudos que abordavam crianças, adolescentes, adultos e idosos, aqueles que não detalharam as estratégias de avaliação ou diagnóstico, ou que não especificam a idade do diagnóstico. Cartas, livros, relatos de casos, séries de casos, artigos de opinião, artigos técnicos, diretrizes e revisões secundárias (sistemáticas, narrativas, integrativas e meta-análises) também foram excluídos. Resultados Parciais: As buscas resultaram em 10.713 artigos. Atualmente, está em andamento a triagem de títulos e resumos, seguida pela leitura integral dos estudos selecionados. Conclusão: Os resultados preliminares destacam a importância de sintetizar as evidências disponíveis sobre o diagnóstico precoce de perda auditiva. Esta revisão pode fundamentar recomendações para políticas públicas e práticas clínicas, contribuindo para a melhoria da detecção precoce e da intervenção em populações pediátricas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO