EDUCAÇÃO EM SAÚDE E REABILITAÇÃO AUDITIVA: A EXPERIÊNCIA DA EFETIVIDADE DE GRUPOS MULTIPROFISSIONAIS COM USUÁRIOS NA ESPERA PELA DISPENSAÇÃO DE APARELHOS DE AMPLIAÇÃO SONORA INDIVIDUAL
Brito, I.C.R ;
Nascimento, G.F.F ;
Carvalho, A.B ;
Dias, R.C.T ;
Introdução: A perda auditiva é reconhecida como a segunda deficiência mais prevalente no mundo, frequentemente relacionada à presbiacusia, um processo natural associado ao envelhecimento. Essa condição pode impactar significativamente a qualidade de vida das pessoas, especialmente em idades mais avançadas, devido às limitações na comunicação e na interação social. Diante disso, intervenções direcionadas, como a realização de grupos multiprofissionais de Educação em Saúde, têm demonstrado potencial para melhorar o bem-estar e promover maior autonomia das pessoas com deficiência, incluindo a perda auditiva. Objetivo: relatar a experiência de um grupo terapêutico multiprofissional criado para pessoas com deficiência auditiva que aguardam a dispensação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Metodologia: O estudo caracteriza-se como intervencional, qualitativo e descritivo, vinculado a um projeto de extensão, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob parecer nº 6.767.314. As atividades ocorreram no período de maio de 2023 a dezembro de 2024, com encontros mensais organizados pela equipe para usuários da linha de cuidado em saúde auditiva e seus familiares. O objetivo central desses encontros foi promover a educação em saúde, abordando aspectos relevantes ao cuidado auditivo e à qualidade de vida enquanto os usuários aguardavam a disponibilização dos AASIs. Resultados: Participaram, em média, 20 pessoas por encontro, entre usuários e familiares, com idades variando entre 60 e 90 anos. A maioria dos participantes apresentava perda auditiva associada à presbiacusia ou à exposição prolongada a ruídos. Todos os usuários eram oralizados e empregavam estratégias de comunicação auxiliares para potencializar a compreensão. A equipe multiprofissional era composta por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos. Os encontros eram conduzidos de maneira alternada pelos profissionais, reforçando a perspectiva interdisciplinar. Os temas abordados incluíram: o entendimento da perda auditiva e suas causas; os benefícios e o funcionamento do AASI; estratégias de comunicação efetiva; interação social; direitos das pessoas com deficiência; saúde mental e qualidade de vida; e prevenção de quedas. Cada encontro foi estruturado em três etapas: uma exposição educativa, uma dinâmica relacionada ao tema abordado e um momento final de troca de experiências entre os participantes. A abordagem utilizada favoreceu não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o fortalecimento do vínculo entre os usuários da linha de cuidado e a equipe de profissionais. Conclusão: O grupo terapêutico se mostrou uma ferramenta eficaz para potencialização do cuidado em saúde auditiva, promovendo o empoderamento dos participantes e incentivando a autonomia em relação ao próprio processo de saúde. Metodologias fundamentadas no Cuidado Centrado na Família e na Educação em Saúde foram essenciais para integrar os usuários em uma rede de apoio, contribuindo para os resultados da reabilitação auditiva. Dessa forma, iniciativas como essa reforçam a importância de intervenções interdisciplinares nos serviços de saúde, promovendo maior qualidade de vida para pessoas com deficiência auditiva.
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