40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

INTERESSE E PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS SOBRE O CURSO 'AÇÕES NA ATENÇÃO BÁSICA PARA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA': UM ESTUDO LONGITUDINAL
Morais, M. L. R. ; Oliveira, M.T.D. ; Araújo, E.S. ;

Introdução: A identificação precoce da perda auditiva na infância é essencial para o desenvolvimento linguístico, social e educacional da criança. Os profissionais da atenção primária, em especial o agente comunitário de saúde, desempenham um papel fundamental nesse processo, por sua relação direta e contínua com as famílias. Assim, a capacitação desses profissionais sobre cuidados e atenção à pessoa com deficiência auditiva é importante, pois permite que conscientizem e orientem a comunidade, promovendo melhor qualidade de vida. Um curso online e gratuito, já disponível no ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) do Ministério da Saúde, pode oferecer essa capacitação facilitada e descentralizada, com alcance às diferentes localidades do país. Objetivo: Identificar o interesse e a percepção de profissionais, ao longo dos anos de 2018 a 2025, sobre um curso com temática em saúde auditiva infantil na atenção primária, disponível no AVASUS. Metodologia: Trata-se de um estudo longitudinal descritivo, com dispensa do Comitê de Ética em Pesquisa. O curso “Ações na Atenção Básica para Identificação Precoce da Deficiência Auditiva” é autoinstrucional e online, disponível na plataforma AVASUS desde 13/09/2018. Organizado em quatro unidades, soma 13 aulas e 30 horas de curso, sem limitação de tempo para finalização. Ao final, é disponibilizado aos participantes a avaliação opcional do curso com atribuição de uma a cinco estrelas e um campo para comentários. Foi realizada a análise quantitativa de acessos ao curso desde o lançamento até janeiro de 2025, além da análise das opiniões dos participantes sobre a qualidade do curso. Do total de avaliações registradas, foi analisada uma amostra de 12,5%, sendo selecionadas de forma randomizada no próprio site que as disponibiliza em ordem aleatória, com avaliações mais antigas e mais recentes. Resultados: Um total de 6638 pessoas matricularam-se no curso, ou seja, uma média de 1054 indivíduos matriculados por ano. Do total de inscritos, 3709 (55,9%) avaliaram o curso com atribuição de estrelas e/ou comentários e, deste total, foram analisadas 460 avaliações. Observou-se que 97,8% (n=450) avaliaram o curso como cinco estrelas, 1,5% (n=7) classificaram como quatro estrelas e 0,7% (n=3) classificaram como três estrelas. Os comentários foram em sua maioria positivos, porém nas avaliações com menos de cinco estrelas foram inseridos comentários como “perguntas muito extensas”, “tema complexo com linguagem difícil” e “muitas questões tornaram o curso cansativo”. Conclusão: Os dados demonstraram um aumento significativo de registros ao longo do período, indicando um interesse crescente pela temática. A análise qualitativa revelou avaliações predominantemente positivas sobre a qualidade do curso, reforçando sua relevância como ferramenta educativa na atenção primária. Os resultados corroboram os achados de um estudo prévio que destacou a adesão e o impacto positivo do curso nos anos iniciais, evidenciando sua consolidação como uma estratégia eficaz de capacitação ao longo dos anos.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1625
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1625


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