TREINAMENTO MUSICAL E DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR: ESTUDO CLÍNICO PSEUDORANDOMIZADO CEGO
Said, P. M. ;
Alvarenga, K. F. ;
Abramides, D. V. M. ;
Introdução: A integração de treinamentos musicais no processo de reabilitação auditiva tradicional pode oferecer benefícios significativos para crianças usuárias de implante coclear (IC). Estudos experimentais apontaram que o processamento da informação musical estimula áreas cerebrais essenciais para a audição e a linguagem e beneficia a aquisição de habilidades comunicativas e, consequentemente, socioemocionais. Embora estudos apontem para melhorias socioemocionais, observa-se que esses trabalhos não empregaram medidas específicas de análise destinadas a avaliar esse desfecho. Assim, são necessários mais estudos com alto rigor científico, com o objetivo de proporcionar avanços significativos para a prática clínica e científica da temática. Objetivo: Investigar os efeitos do treinamento musical no desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças usuárias de implante coclear bilateral na perspectiva do professor escolar. Métodos: Estudo clínico pseudorandomizado cego aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (2.820.891). Foram selecionadas 30 crianças, entre seis e 10 anos de idade, que foram submetidas a coleta do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), versão professores, nos momentos pré e pós treinamento musical. Os participantes foram divididos em três grupos: (G1) grupo experimental - 10 crianças com perda auditiva sensorioneural severa ou profunda, usuárias de IC bilateral, expostos ao treinamento musical; (G2) grupo controle ativo - 10 crianças normo-ouvintes expostas ao treinamento musical; (G3) grupo controle passivo - 10 crianças normo-ouvintes sem exposição ao treinamento musical. O treinamento musical foi estruturado com aulas de música, baseadas na Music Learning Theory (MLT), e teve duração de seis meses, uma vez por semana, durante 60 minutos, com um total de 25 aulas. Para comparar as avaliações do SSRS-BR, foi utilizado o teste ANOVA para análise de variância de medidas repetidas e o teste de Tukey (p ≤ 0,05). Resultados: Os resultados apontaram melhora estatisticamente significante em relação as habilidades socioemocionais do SSRS-BR, na perspectiva do professor escolar, das crianças usuárias de IC expostas ao treinamento musical (G1) e das crianças normo-ouvintes expostas ao treinamento musical (G2). A melhora foi observada, no GI e G2 na pontuação global e nos fatores: responsabilidade, desenvoltura social, civilidade e autocontrole. Não houve melhora no grupo sem exposição ao treinamento musical (G3). Conclusão: Evidências científicas obtidas neste estudo demonstraram que as crianças usuárias de IC bilateral, assim como seus pares ouvintes expostos ao treinamento musical, desenvolveram as habilidades socioemocionais de forma altamente habilidosa na perspectiva do professor escolar.
DADOS DE PUBLICAÇÃO