ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO SNAP-IV EM INDIVÍDUOS COM TPAC: UMA ANÁLISE DESCRITIVA
Silva, S.A ;
Cunha, V.C ;
Figueiredo, D.F ;
Melo, N.O ;
Medeiros, V.N ;
Miranda, A.C ;
Lima, D.O ;
Rosa, M.R ;
INTRODUÇÃO: O Processamento Auditivo Central (PAC) é uma função do sistema nervoso auditivo central, responsável pela percepção, análise e interpretação dos estímulos sonoros. Alterações nesse sistema podem resultar no Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), caracterizado por déficits no processamento neural dos estímulos auditivos. Esse transtorno compromete habilidades como a discriminação auditiva, a localização sonora e o reconhecimento de padrões auditivos, além de estar associado a dificuldades de linguagem, aprendizagem e comorbidades, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O questionário SNAP-IV, baseado nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, é utilizado na triagem de sintomas de TDAH, avaliando desatenção, hiperatividade e impulsividade. Sua aplicação pode ser relevante para reconhecer déficits atencionais presentes em outros transtornos, como o TPAC. A dificuldade em sustentar a atenção, um dos principais sintomas do TDAH, compromete a concentração em tarefas e a inibição de distrações, impactando negativamente o desempenho acadêmico e o cotidiano. O SNAP-IV fornece informações para o manejo clínico entre TDAH e TPAC ao identificar padrões de comportamento que indicam dificuldades atencionais. OBJETIVO: Analisar o desempenho do questionário SNAP-IV em indivíduos com TPAC. METODOLOGIA: Estudo quantitativo descritivo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 6.737.887), com 22 participantes. Os responsáveis responderam a uma anamnese para fornecer dados de identificação. Em seguida, realizou-se uma avaliação audiológica básica para excluir alterações periféricas da audição. Após a confirmação de resultados normais nas avaliações audiométricas, foi conduzida a avaliação comportamental do PAC e aplicado o questionário SNAP-IV. A bateria de avaliação do PAC incluiu os testes de Padrões de Frequência (PPS), Limiar Diferencial de Mascaramento (MLD), Pediátrico de Inteligibilidade de Fala (PSI), Dicótico de Dígitos (DD), Fala no Ruído (FR) e o GAP IN NOISE (GIN) para avaliar todas as habilidades auditivas. RESULTADOS: Com base na subdivisão do questionário SNAP-IV, a análise revelou que 95,5% dos participantes se enquadraram na categoria de desatenção, com uma média de 15,86 pontos. Todos os indivíduos apresentaram sintomas de hiperatividade, com média de 10 pontos. Na categoria combinada, 86,4% dos participantes apresentaram sintomas tanto de desatenção quanto de hiperatividade. A alta porcentagem de indivíduos com pontuação significativa em desatenção sugere uma possível relação com dificuldades de processamento auditivo, uma vez que o TPAC envolve dificuldades em manter a atenção auditiva especialmente em ambientes ruidosos. Embora a hiperatividade não seja diretamente relacionada ao TPAC, a impulsividade observada em alguns casos de TDAH pode ser agravada pelo esforço necessário para processar informações auditivas. A elevada ocorrência de sintomas combinados aponta para a presença de dificuldades auditivas e atencionais, uma característica comum em indivíduos com TPAC. CONCLUSÕES: O questionário SNAP-IV mostrou ser uma ferramenta relevante na identificação de dificuldades atencionais em indivíduos com TPAC. A prevalência elevada de sintomas de desatenção e hiperatividade reforça a sobreposição entre os déficits atencionais característicos do TPAC e os sintomas de TDAH. Assim, questionários que avaliam habilidades atencionais são importantes no contexto clínico para compreensão das alterações no PAC e os déficits de atenção.
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