AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE INDIVÍDUOS USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR NO MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT HEARING IMPAIRMENT (MOCA-HI)
Goulart, M.L.M ;
Alves, N.V.M ;
Freiberger, F. ;
Pinheiro, M.M.C. ;
Introdução: A perda auditiva é uma condição comum que pode impactar negativamente a função cognitiva dos afetados. A literatura apresenta uma associação entre perda auditiva (PA) e declínio cognitivo, destacando a necessidade de avaliar o desempenho cognitivo em pacientes com perda auditiva. O estudo teve o objetivo de avaliar o desempenho de indivíduos usuários de implante coclear (IC) e de indivíduos com perda auditiva,sem reabilitação auditiva, no Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-HI). Objetivo: Avaliar e comparar desempenho de indivíduos usuários de IC com indivíduos com perda auditiva sem reabilitação auditiva no Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-HI). Metodologia: estudo transversal e descritivo, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência, aprovado pelo comitê de ética e pesquisa sob parecer número 7.087.647. Fizeram parte da população do estudo, 15 indivíduos adultos e idosos com perda auditiva sensorioneural de grau leve a severo sem reabilitação auditiva (SRA), ou seja, sem uso de nenhum dispositivo eletrônico auditivo e 16 adultos e idosos usuários de IC. Os grupos eram homogêneos em relação à escolaridade. Foram analisados e comparados fatores sociodemográficos e audiológicos com o rastreio cognitivo realizado por meio do MoCA-HI. Foi utilizado estatística inferencial e adotou-se um nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: O grupo IC obteve maior pontuação na maior parte das provas do MoCA-HI, com diferença estatística significante na pontuação do teste referente a habilidade evocação tardia (p-valor= 0,041) e na pontuação prevista para indivíduos com 12 ou mais anos de escolaridade (p-valor= 0,039), comparado ao grupo SRA. No grupo IC, o tempo de uso do IC teve uma correlação moderada positiva com o escore total do MoCA-HI (p-valor= 0,026 e r=0,554), não houve diferença estatisticamente significante da idade e escolaridade com as habilidades avaliadas no MoCA-HI. Os usuários de IC bilateral tiveram maior pontuação total no MoCA-HI em comparação aos usuários bimodais e unilaterais, com diferença estatisticamente significativa com p-valor=0,049. Entre os fatores demográficos, no grupo SRA, a escolaridade teve uma correlação positiva forte com as habilidades visuo-espaciais (p-valor= 0,003 e r=0,706) e o escore total (p-valor= 0,012 e r=0,631). Já a idade apresentou uma correlação moderada negativa com o desempenho visuo-espacial (p-valor= 0,050 e r=-0,514). Além disso, no Grupo SRA, os indivíduos com perda auditiva de grau leve tiveram melhor desempenho na prova de abstração (p-valor=0,049) e também apresentaram pontuação total mais alta no MoCA-HI em relação aos indivíduos com maior grau de perda auditiva (p-valor= 0,581). Conclusão: Os indivíduos com IC tiveram um desempenho superior aos indivíduos SRA na maior parte das provas do MoCA-HI, especialmente em evocação tardia e na pontuação total. Os indivíduos com maior tempo de uso do IC tiveram melhor pontuação total no MOCA-HI, significando que a reabilitação auditiva com IC pode causar maior preservação da cognição. Houve influência do grau da perda auditiva na pontuação total do MoCA-HI.
Palavras-chave: Perda Auditiva, audição, Implante Coclear e cognição.
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