O XVIII MEETING FONOAUDIOLÓGICO: PROMOVENDO O APROFUNDAMENTO EM OTONEUROLOGIA E REABILITAÇÃO VESTIBULAR - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Chies, I. C. ;
Carramaschi, G. ;
Miranda, J.E. ;
Rodrigues, L.T. ;
Torres, B.G ;
Góes, N.F. ;
Massochi, I.T. ;
Cancian, A.T. ;
Vespero, V.A. ;
Blasca, W.Q. ;
Introdução: Nos últimos anos, a Fonoaudiologia tem expandido suas áreas de atuação, com destaque para a Otoneurologia, que investiga distúrbios auditivos e vestibulares. No entanto, este tema ainda não é amplamente abordado na grade curricular dos cursos de Fonoaudiologia. Nesse contexto, o Meeting Fonoaudiológico promovido por um grupo de alunos do curso de Fonoaudiologia, de uma Instituição de Ensino Superior (IES), visa promover discussões a respeito de temas relevantes na prática fonoaudiológica. Em 2024, o evento foi planejado com o tema "Otoneurologia: Da Avaliação ao Tratamento das Alterações de Equilíbrio Corporal", permitindo a reflexão sobre a importância dessa área na Fonoaudiologia. Objetivo: Descrever a realização do XVIII Meeting Fonoaudiológico. Metodologia: Para o evento, a comissão organizadora escolheu a Otoneurologia, reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia em 2023, devido à crescente importância da área no diagnóstico e reabilitação de distúrbios auditivos e vestibulares. A Otoneurologia trata condições como vertigem, tontura e desequilíbrio, que afetam a qualidade de vida dos pacientes. Esses distúrbios, muitas vezes subdiagnosticados, impactam significativamente a rotina dos indivíduos. Posteriormente, foram contatados profissionais Fonoaudiólogos especialistas em otoneurologia, tanto internos quanto externos à IES, que juntamente com os membros do grupo, escolheram seis tópicos a serem abordados: 1. posturografia, 2. vectoeletronistagmografia, 3. vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), 4. vertical visual subjetiva (VVS), 5. provas clínicas, 6. reabilitação vestibular. Com isso, foi criado um evento de dois dias, dividido entre momentos teóricos e práticos: na parte teórica, foram abordados os fundamentos da avaliação à reabilitação vestibular; na prática, os participantes dividiram-se em cinco ilhas de atividades, nas quais tiveram a oportunidade de interagir com os protocolos de avaliação vestibular e conhecer os instrumentos tecnológicos utilizados pelos profissionais . A divulgação do evento deu-se pelas redes sociais, e presencialmente, com a entrega de panfletos, possibilitando a participação presencial dos alunos do campus e virtual dos alunos de outras instituições. Resultados: O XVIII Meeting Fonoaudiológico contou com 119 participantes no formato híbrido de diferentes instituições. Para os organizadores, o evento foi importante no desenvolvimento de habilidades de comunicação e gerenciamento de projetos, necessárias para o enfrentamento de desafios futuros na carreira. A experiência prática com os aparelhos de avaliação vestibular permitiu a fixação do aprendizado na parte teórica ao manusear os equipamentos e compreender a aplicação desses protocolos. A interação com especialistas da Otoneurologia e suas práticas também possibilitaram a atualização sobre as metodologias mais recentes. Conclusão: O evento promoveu um aprendizado vivencial, proporcionando uma experiência educativa significativa tanto para os organizadores quanto para os participantes, com uma visão humanizada da prática fonoaudiológica. Assim, fica claro a necessidade de incluir temas emergentes na formação acadêmica dos futuros profissionais, bem como a necessidade da realização de eventos que possibilitem um aprendizado vivencial.
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