40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

EFEITO DO TREINAMENTO VISUAL EM PACIENTES COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Figueiredo, D. F. ; Melo, N. C. O. ; Medeiros, V. N. ; Miranda, A. C. ; Cunha, V. L. C. ; Silva, S. A. ; Lima, D. O. ; Rosa, M. R. D. ;

INTRODUÇÃO: A leitura e a escrita são habilidades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e estão relacionadas à percepção auditiva e visual, que desempenham papéis essenciais na análise e interpretação de informações sonoras e viso-motoras, respectivamente. A percepção visual, em particular, envolve a capacidade de processar e interpretar estímulos visuais, o que é importante para o reconhecimento de palavras e a coordenação motora necessária à escrita. Já a percepção auditiva está relacionada ao processamento e interpretação dos estímulos auditivos. Alterações na percepção auditiva podem ocasionar o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) e, assim, impactar a compreensão de linguagem e a aprendizagem escolar. Pacientes com queixas de dificuldades de aprendizagem podem apresentar alterações tanto nas habilidades auditivas quanto visuais, o que compromete seu desempenho acadêmico. Dessa forma, o treinamento visual tem se mostrado uma boa estratégia para melhorar as habilidades da percepção visual, ajudando a aprimorar a integração viso-motora, que é essencial para a eficácia da leitura e da escrita. OBJETIVO: Investigar a eficácia do treinamento visual em pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem e TPAC. METODOLOGIA: Ensaio clínico não controlado realizado em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 6.196.854), com a participação de 8 crianças de 7 a 10 anos que apresentavam queixas relacionadas a dificuldades de aprendizagem. Todas as crianças passaram por avaliação comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC), sendo incluídas no treinamento visual apenas aquelas com alterações nesta avaliação. A percepção visual foi avaliada pelo Teste Evolutivo de Percepção Visual (DTVP-2), que mensura habilidades viso-motoras e perceptivo-visuais por meio de oito subtestes. Após as avaliações iniciais, as crianças participaram de 8 sessões de um treinamento visual desenvolvido com base em um protocolo. Cada sessão teve duração aproximada de 50 minutos e incluiu 7 atividades voltadas para o desenvolvimento de diferentes habilidades visuais. As atividades foram selecionadas do portal Afinando o Cérebro e dos livros da coleção Atividades Preparatórias para Leitura e Escrita. Ao término das 8 sessões, a eficácia do treinamento foi avaliada por meio de uma nova aplicação do DTVP-2. Os dados obtidos foram analisados no software JAMOVI, utilizando o teste t pareado para comparação do desempenho pré e pós-treinamento. RESULTADOS: As análises mostraram diferenças significativas entre as avaliações pré e pós-intervenção, com melhorias notáveis em cópia e closura visual. Todas as médias dos subtestes do DTVP-2 aumentaram após o treinamento, indicando um impacto positivo geral nas habilidades visuais das crianças. CONCLUSÃO: O treinamento visual levou a avanços significativos em cópia e closura visual, sugerindo que intervenções focadas na percepção visual podem melhorar o desempenho acadêmico. Apesar das melhorias serem mais evidentes em alguns subtestes, outras habilidades visuais também podem se beneficiar, especialmente com mais sessões e ajustes específicos. O estudo destaca a importância de intervenções personalizadas para apoiar crianças com dificuldades de aprendizagem e TPAC.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1655
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1655


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