40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

CAMPANHA DE COMBATE E PREVENÇÃO À SURDEZ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Chies, I.C. ; Moraes, S.R. ; Katsurada, L.H. ; Pereira, M.J.O. ; Fernandes, B.C.S ; Fonseca, J.G.O. ; Rosa, M.C. ; Néri, L.F. ; Vespero, V.A. ; Blasca, W.Q. ;

Introdução: A perda auditiva está presente em indivíduos de diferentes faixas etárias e por diversas causas como: fatores genéticos, exposição a ruídos excessivos, e pelo fator do envelhecimento, entre outros. No entanto, um grande desafio é a desinformação, que dificulta a compreensão sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Por isso, o desenvolvimento de campanhas de conscientização são essenciais para promover a saúde auditiva e reduzir o impacto da surdez na qualidade de vida. Objetivo: Descrever um relato de experiência sobre o desenvolvimento da Campanha de Prevenção e Combate à Surdez por um grupo de alunos do curso de Fonoaudiologia, de uma Instituição de Ensino Superior. Metodologia: Primordialmente, os membros do grupo, sob orientação do tutor responsável, dividiram-se para a realização de três atividades: postagens nas redes sociais, distribuição de panfletos com informações relevantes sobre a perda auditiva: suas causas, efeitos e formas de prevenção, além da gravação de um vídeo sobre o uso incorreto dos fones de ouvido e seus prejuízos para a audição. Tais ações foram realizadas na semana de comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Paralelamente, houve a distribuição de panfletos informativos durante uma feira livre da cidade e no campus universitário, visando atingir tanto a comunidade local quanto discentes e profissionais da instituição. Essas atividades foram idealizadas de forma a promover a educação sobre a saúde auditiva e a prevenção da surdez de maneira acessível à população. Resultados: A campanha realizou a produção de sete publicações na plataforma Instagram, com informações acerca do impacto da perda auditiva e uso de fones de ouvido por tempo prolongado, atingindo um público de 2.085 contas registradas, evidenciando a eficácia do uso das mídias digitais na disseminação de informações de saúde. A participação na feira local envolveu a entrega de 150 folhetos, contendo explicações sobre a audição e seus cuidados. A campanha enriqueceu a formação dos membros do programa, que aprofundaram seus conhecimentos sobre a perda auditiva ao realizar pesquisa para elaborar os materiais. A organização do evento proporcionou o engajamento da equipe e o fortaleceu habilidades de comunicação, permitindo explicar de forma acessível a fisiologia da audição, os riscos da exposição ao ruído e consequências da deficiência auditiva, essenciais na formação de futuros profissionais. Além disso, a campanha ofereceu aos organizadores a oportunidade de estabelecer um contato mais próximo com a comunidade, permitindo-lhes compreender de forma melhor as necessidades e queixas das pessoas quanto à audição. Conclusão: A Campanha de Prevenção e Combate à Surdez desenvolvida pelo grupo revelou a importância de ações educativas para a conscientização sobre a perda auditiva, contribuindo para a redução da desinformação e dúvidas nessa área. Ao planejar e executar as ações, os alunos puderam aplicar o aprendizado em um contexto real e interagir com a população, possibilitando um valioso intercâmbio de experiências e conhecimentos entre a comunidade acadêmica e local. Dessa forma, destaca-se o papel fundamental de projetos de extensão na formação de profissionais mais conscientes e preparados e a devolução do investimento à sociedade.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1656
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1656


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